quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mata da Praia: um modelo de bairro

             O Fica a Dica Notícia traz a versão on-line da matéria sobre a ‘Mata da Praia’, publicada na 14ª edição da revista Imóveis & Negócios da Rede Netimóveis Espírito Santo.  O jovem bairro, criado em 1970, em Vitória, é considerado até hoje um dos melhores lugares para se viver na capital. Não é para menos. Além de privilegiada localização, a região tem clima bucólico e excelente planejamento.
De acordo com Pedro Zamborlini, presidente da DaCasa Construtora, o bairro Mata da Praia possui uma longa história. “Ah, se todos tivessem seguido seu modelo...  Mata da Praia foi o primeiro bairro planejado em Vitória num formato de ocupação que, desde seu início, já previa um conceito de sustentabilidade, assunto que nem era tão pautado na época quando é agora”, conta. Segundo ele, quando o bairro foi planejado não existia Plano Diretor Urbano (PDU) na cidade, por isso foi criado um regulamento específico.
Outro diferencial do bairro está no fato de, mesmo após a expansão imobiliária, ele não ter mudado seu perfil. Isso contribui para torná-lo um dos metros quadrados mais valorizados de Vitória – cerca de R$ 7 mil na quadra do mar e a partir de R$ 9 mil na beira mar.
Com terrenos muito bem divididos, a região obedece ao critério de que em áreas onde são construídas casas não há prédios e vice-versa. Os prédios também não são ‘colados’ uns nos outros, ao contrário. Há distanciamento de até 16 metros entre eles. Os edifícios também não possuem fundos, só frente, seja para o mar ou para o morro do Mestre Álvaro. Essas particularidades elevam ainda mais o nível do imóvel no local.
“Todo esse planejamento foi possível graças a um regulamento tão eficiente e moderno que, mesmo após a implantação do PDU, nunca foi alterado”, destaca Pedro, explicando que a constituição do bairro começou em 1970 e até hoje sua ocupação é feita da mesma forma.
A história
Inicialmente a Mata da Praia era para ter sido uma extensão do bairro Jardim da Penha. Toda a área que envolve os dois bairros fazia parte de uma fazenda que, após ser urbanizada, em 1952, transformou-se no Loteamento Cambury.
Foi nessa época que constitui-se o bairro Jardim da Penha, mantendo-se intacta a região da Mata da Praia. Somente muito tempo depois, pensou-se na utilização da área que, por preservar grande mata de vegetação nativa, ganhou o nome que tem até hoje.
Outra coisa que pouca gente sabe é que a mata originária da região ainda existe no bairro e está presente nas cinco praças que constituem o Parque Municipal Padre Afonso Pastore que, transformado em parque no dia 03 de junho de 1997, conta com 44.021m² de vegetação remanescente de mata esclerofila litorânea típica de solos de restinga.
Além de ser um dos poucos locais de Vitória que preserva sua vegetação original, Mata da Praia oferece contato com a natureza em plena cidade e possibilidade de se praticar esportes como futebol de salão ou campo, tênis, bocha e Cooper. O bairro também possui dois playgrounds com parquinhos equipados com brinquedos fixos para as crianças.
Sustentabilidade presente
Hoje em dia, o foco principal do planejamento dos novos bairros está pautado no desenvolvimento sustentável. O curioso na história de Mata da Praia é que o assunto já era discutido há 42 anos.
Tendo como base uma constituição diferenciada em relação aos outros bairros de Vitória, tudo foi pensado ao longo de seu rico planejamento. O capeamento das ruas, por exemplo, é de argila, retirada do local onde é hoje o Parque Pedra da Cebola.
A pavimentação é toda em blocos para permitir a impermeabilidade do terreno, sem asfalto. Os prédios são construídos como foco na sustentabilidade e possuem aquecimento solar e captação de água da chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário