quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Projeto reaproveita mais de 400 mil materiais descartáveis


Jalecos, toucas e outros materiais descartáveis utilizados na Chocolates Garoto estão sendo transformados em novos produtos como estojos, bolsas e sacolas ecológicas. A iniciativa sustentável está sendo possível graças a um projeto realizado pela fábrica em parceria com uma de suas fornecedoras no Sul do país, a empresa de confecções Betel, localizada em Curitiba, no Paraná.

De acordo com o coordenador de meio ambiente da Chocolates Garoto, André Iannicelli, a Betel fornece os materiais para a companhia capixaba que, após utilizá-los, os devolve à empresa curitibana, colocando em prática a lógica reversa. A fornecedora se encarrega, então, de reciclar os produtos e transformá-los. “Começamos a juntar os materiais há em março. No início de julho, a primeira remessa foi enviada, e agora em setembro enviaremos mais de 140 caixas, com peso aproximado de meia tonelada de materiais descartáveis”, conta Iannicelli. Ele explica que essa quantidade corresponde a cerca de 400 mil peças, que deixaram de ser descartadas em aterro sanitário. O acumulado em um ano deverá ser da ordem de 1,2 milhão de peças.

“A meta é fazer um envio a cada três meses”, com objetivo de reduzir o número de viagens e praticar os conceitos ambientais na logística. Diariamente são utilizadas na Garoto cerca de três mil unidades de materiais, posteriormente separados para reciclagem. Algumas peças que são devolvidas para a Garoto vêm em diversos formatos e são utilizadas em eventos corporativos e outras ações institucionais.

O Projeto é uma ação alinhada ao Criação de Valor Compartilhado Garoto (CSV) da Chocolates Garoto. O conceito de responsabilidade social corporativa propõe que a empresa crie valor para a sociedade em cada uma das etapas de sua cadeia de valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário