quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vila Velha: o município que aprendeu a boiar durante as chuvas

Confusão no trânsito, ruas alagadas, gente caminhando com água acima da canela, carros boiando, lixo boiando, sombrinhas quebradas boiando... Este é o cenário que se repete a cada chuva forte em Vila Velha.

Tem carro? Deixe-o em casa nos períodos de chuva! É mais seguro sair de ônibus, este veículo que é mais alto que os carros de passeio correm menos risco de afogar e ficar boiando pelas ruas de Vila Velha. Além disso, você motorista vai economizar uma grana, o que significa R$ 2,30 (valor de uma passagem do Sistema Transcol), diante do que você vai gastar para fazer o motor do seu carro caso ele se afogue, que está custando em média e dependendo da marca do veículo R$ 3.000,00. É preferível não morrer numa grana dessas né?!

Na Avenida Francelina Setúbal que dá acesso à 3ª Ponte, ao Terminal de Vila Velha e ao centro do município, para quem vem da Rodovia do Sol independente do meio de transporte que use, fica completamente debaixo d’água.

Nos bairros longe do centro a situação não é diferente. Lembram do bairro Guaranhuns? Aquele que fica próximo a grande região do Araçás? Pois bem, a prefeitura de Vila Velha, para não ser alvo de chacota pelo menos por causa dos alagamentos deste bairro, elevou demais a rua principal. O resultado: ela não alaga mais e por isso afugentou os repórteres dos jornais locais, porém, as ruas transversais à principal continuam cheias, alagadas... O prefeito conseguiu simplesmente camuflar o problema, mas quem mora nas ruas transversais continuam sofrendo mesmo depois que o temporal vai embora porque as vias ficam alagadas durantes dias, mesmo com o sol à pino.

Com chuva os guardinhas somem




Basta cair um pingo d’água no asfalto para que os motoristas entrem em histeria coletiva. Isso mesmo! Histeria coletiva, onde ninguém mais se entende, as buzinas chegam a ficar roucas e ninguém respeita mais os sinais de trânsito. Parece que todos semáforos ficam constantemente na luz verde onde todos podem passar ao bel prazer. Resultado: caos, confusão e congestionamento. É justamente nesta hora em que a gente fica se perguntando: “Onde estão aqueles benditos guardinhas para dar uma solução no trânsito?” É, são eles mesmos, aqueles guardas municipais que acham que tem autoridade de um militar e sabem multar todo e qualquer motorista independente de ele estar certo ou não.

Terminal de Vila Velha: para chegar, só de bote


O Terminal de Vila Velha ficou ilhado nesta quinta-feira. Só ônibus conseguem transitar por causa da altura e não tem perigo da água afogar o motor. Está um verdadeiro mar e para chegar lá, não adianta ter vale transporte, tem que ter bote mesmo! A cena em frente ao posto de gasolina próximo ao terminal se transformou em abrigo para motoristas desolados e carros quebrados, onde os guinchos foram muito bem vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário