segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ofes apresenta Concerto de Páscoa nesta terça

Para comemorar o período pascal, a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (ofes), sob a regência do maestro convidado Modesto Flávio, fará nesta terça-feira (19) uma apresentação especial: o Concerto de Páscoa. O evento, que será realizado às 19h30, na Catedral Metropolitana de Vitória, faz parte da Temporada 2011 da Ofes. A entrada é franca.

A obra a ser apresentada nesse concerto é o “Stabat Mater”, do compositor italiano Gioachino Rossini. Mais famoso por suas óperas, como o “Barbeiro de Sevilha” e “Guilherme Tel”, Rossini já era um compositor famoso quando resolveu escrever o “Stabat Mater”.

Sucesso desde a estréia, a obra é baseada no texto do Stabat Mater, do século XIII, atribuído a Jacopone da Todi. Rossini começou a escrevê-la em 1831, mas só a concluiu 10 anos depois, em 1841, compondo-a para orquestra, coro e quatro solistas: soprano, contralto, tenor e baixo.

Destaque para os solistas capixabas, Nathércia Lopes, Meire Norma e Alessandro Santana, além do tenor gaúcho Giovanni Tristacci, que atualmente vive na Espanha.

O concerto terá a participação especial do coro da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), dirigido pelo maestro Sanny Souza; e do Coral Arcellor Mittal, dirigido pelo maestro Adolfo Alves.

Quem dirigirá o espetáculo será o experiente maestro Modesto Flávio, ex-regente adjunto da Ofes e atual professor de Regência e Prática de Orquestra da Universidade Federal de São João del Rey, em Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário