sexta-feira, 15 de abril de 2011

Rede que Vale: novas oportunidades para jovens de Cariacica

O programa social Rede que Vale, iniciativa que tem como parceiros a Rede Cidadã e a Fundação Vale, vai selecionar, até quinta-feira, dia 14 de abril, 80 jovens da região de Rosa da Penha e Bandeirantes, em Cariacica. O objetivo do programa é gerar uma rede de articulação, profissionalização e encaminhamento ao mercado de trabalho para jovens da região em instituições da Grande Vitória que são parceiras da iniciativa. Para participar do processo seletivo é preciso residir em Cariacica e ter entre 18 e 30 anos. É necessário ainda estar desempregado e ter, preferencialmente, ensino médio completo.

Os interessados devem se dirigir à sede da escola Rosa da Penha, que fica na Rua Castelo Branco, nº 34, no bairro Rosa da Penha, em Cariacica. Para essa turma, as inscrições acontecerão até amanhã, dia 13 de abril. Já para quem deseja fazer a inscrição no bairro Bandeirantes, é necessário se dirigir até a sede da escola estadual Mariano Firme de Souza, que fica à rua Dom Pedro II, nº 21. Nessa localidade, o prazo para se inscrever vai de hoje (12) a quinta-feira (14 de abril).

No ato da inscrição é preciso apresentar fotocópia simples de comprovante de residência e de documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, histórico ou declaração escolar. O horário de atendimento é das 14h às 17h.

Etapas

Assim que ingressam na iniciativa, os jovens recebem, além de informações detalhadas sobre o fluxo de atividades do programa, a agenda de sua primeira capacitação. No treinamento, que tem conteúdo básico, aprendem noções de ética, cidadania e meio ambiente, recebem dicas de postura profissional, relacionamento interpessoal e elaboração de currículo, e orientações sobre como se vestir e como se portar em uma entrevista, entre outros tópicos.

Em seguida, têm seu perfil profissional e suas competências mapeados por meio do Iriskon. A partir do resultado apontado pelo formulário, os participantes são encaminhados para as capacitações especializadas, que levam em consideração o perfil profissional de cada um. Na etapa seguinte, os aprovados são incluídos no Banco de Talentos do programa e, sempre que há vaga em alguma instituição parceira, esses jovens são encaminhados para entrevistas nessas empresas, desde que o perfil da vaga se encaixe com o do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário