segunda-feira, 4 de abril de 2011

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz apresentação única em Vitória

Na próxima quinta-feira, dia 07 de abril, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, considerada uma das melhores do Brasil, fará sua primeira apresentação em Vitória. O espetáculo acontece às 20h30, no Theatro Carlos Gomes, sob a regência do maestro Fabio Mechetti, e solo do violinista Nicolas Koeckert. O concerto conta com o apoio cultural da Algar, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em seu primeiro concerto fora de Belo Horizonte, em 2011, a Orquestra e o convidado Nicolas Koeckert executam o “Concerto para violino”, do armênio Katchaturian. Celebrando os 200 anos de Liszt, a Filarmônica apresenta “Die Ideale”, um dos poemas sinfônicos do compositor húngaro. O espírito cigano fica evidente na vigorosa “Danças de Galanta”, do também húngaro Kodály.

A Orquestra é composta por 85 músicos de todas as partes do Brasil e do mundo e possui amplo reconhecimento do público e da crítica especializada. Em apenas quatro anos de existência, já foi aplaudida por mais de 230 mil pessoas e, em 2010, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes como o melhor grupo musical erudito do ano.

O maestro

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde a sua criação. É também regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, nos Estados Unidos, desde 1999.

Foi regente titular da Orquestra Sinfônica de Syracuse, de Nova York; e da Orquestra Sinfônica de Spokane, de Washington; da qual é, agora, regente emérito. Na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington foi regente associado de Mstislav Rostropovich; e regente residente da Orquestra Sinfônica de San Diego.

Estreou no Carnegie Hall de Nova York conduzindo a Orquestra Sinfônica de Nova Jersey. Realizou concertos no México, Espanha, Venezuela, Japão, Escócia, Nova Zelândia e Canadá. Recentemente, estreou com a Filarmônica de Tampere, Finlândia.



Nicolas Koeckert

O músico germano-brasileiro Nicolas Koeckert provém de uma família tradicional de violinistas de Munique. Já aos cinco anos, recebeu seu primeiro violino e, aos 16, começou os estudos acadêmicos na Escola Superior de Música, em Wuerzburg, com o professor Grigori Zhislin. Em 2001, Koeckert recebeu o Prêmio Especial na Competição Internacional de Novosibirsk, na Rússia; e foi o primeiro alemão premiado na Competição Internacional Tchaikovsky, em Moscou, em 2002.

A Orquestra

Excelência artística e vigorosa programação; amplo reconhecimento por parte do público e da crítica especializada; 85 músicos de todas as partes do Brasil e do mundo. Esse é o perfil da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, criada em fevereiro de 2008. A Orquestra apresenta ao público as obras essenciais do repertório sinfônico, além de produções contemporâneas, com solistas de destaque no Brasil e no mundo. Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Corey Cerovsek, Sonia Rubinsky, José Feghali, Shlomo Mintz, Cristina Ortiz, Antonio Meneses, Eliane Coelho, Marcelo Bratke, Augustin Hadelich, Yang Liu e Yoav Talmi são alguns dos nomes que já dividiram os palcos com a Filarmônica de Minas Gerais.



Serviço:

Concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Data: Quinta-feira (07)
Horário: 20h30
Local: Theatro Carlos Gomes, em Vitória
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos, mediante comprovação.

Informações: (27) 3132-8399 e 3132-8396

Nenhum comentário:

Postar um comentário