quinta-feira, 28 de abril de 2011

A artista multimídia Raquel Garbelotti discute 'cinema de artista' no Maes

Neste sábado (30), será realizado no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de Vitória, o segundo encontro “Maes na Tela”, uma iniciativa que envolve a exposição em cartaz “Edital 11” com o audiovisual. A artista multimídia Raquel Garbelotti é a curadora convidada, responsável por disparar a discussão do cinema com a arte. O debate acontece a partir das 15h30, no auditório do espaço.



O encontro tem entrada franca. Os interessados devem estar no espaço com 30 minutos de antecedência para realizar a inscrição. Serão disponibilizadas 40 vagas.



Raquel Garbelotti levantará questões inerentes ao “cinema de artista”, alcunha de Jean-Christophe Royoux, crítico de arte francês, para trabalhos em vídeo-instalação, do final dos anos 1990, em que haveria a inversão das questões da lógica espacial para a temporal.



E a paulista Raquel tem currículo para abordar o assunto. Ela realizou diversos projetos em artes visuais, com destaque para a vídeo-instalação “Boa Vista”, na 25ª Bienal de São Paulo em 2001; além de vídeos exibidos na exposição coletiva “translations/traduções”, na WARC Gallery, em Toronto – Canadá, em 2008; e na Galeria Casa Triângulo, de São Paulo, em 2006.



Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), leciona disciplinas para os cursos de Artes Visuais e Arquitetura desde 2004. Na instituição realizou um trabalho, entre 2005 e 2007 sobre “community based art”, relacionando a pesquisa às questões do vídeo. Como doutoranda da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA/USP), faz pesquisa relacionada aos problemas da ‘vídeo-instalação’ e ‘cinema de exposições’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário