terça-feira, 24 de novembro de 2015

Livro conta a história de um programa de reaproveitamento de coproduto que já beneficiou 16 municípios capixabas



Um dos projetos de reaproveitamento de resíduos mais bem sucedidos da ArcelorMittal Tubarão acaba de virar tema de livro. Intitulada “Programa Novos Caminhos – Mobilidade com Sustentabilidade”, a obra aborda histórias de pessoas, comunidades e populações que foram transformadas a partir da garantia do direito de ir e vir, proporcionada pela iniciativa.

O Novos Caminhos, iniciado em 2006, é um Programa de Cooperação Socioambiental entre a ArcelorMittal Tubarão e o Poder Público, e prevê a utilização dos coprodutos Revsol e Revsol Plus, oriundos do processo de produção do aço, como revestimento primário em vias rurais e urbanas com o objetivo de melhorar as condições de tráfego nesses locais.

Desde que foi criado, o Programa já doou mais de 1,2 milhão toneladas do coproduto, beneficiando 16 prefeituras, sendo utilizado em mais de 500 km de vias asfaltadas e mais de 1.300 ruas e estradas. A partir dele, tem sido possível mostrar que um coproduto, quando trabalhado de maneira responsável, evita o descarte no meio ambiente e pode beneficiar dezenas de comunidades com melhorias em sua infraestrutura.

O lançamento

O livro “Programa Novos Caminhos – Mobilidade com Sustentabilidade” será lançado no próximo dia 25 de novembro, a partir das 14 horas, no Centro de Educação Ambiental (CEAM) da ArcelorMittal Tubarão, em Serra.


Além do lançamento, a solenidade contará com um painel sobre “Mobilidade com Sustentabilidade”. O secretário Estadual da Agricultura, Otaciano Neto, será o mediador do debate, que terá ainda participação do prefeito de Jaguaré, Rogério Feitani, e do secretário de Infraestrutura de Cariacica, José Felício Scárdua. Ambos os municípios estão entre os beneficiados pelo Programa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário