sexta-feira, 26 de abril de 2013

Villa-Lobos inspira animação feita por estudantes


O Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul está promovendo oficinas em escolas de ensino fundamental da rede pública da Grande Vitória para ensinar a magia da produção audiovisual aos alunos. Realizada com apoio da ArcelorMittal Tubarão e da EDP Escelsa, a Oficina de Roteiro do Projeto Animação está utilizando como protagonista das aulas um dos mais importantes compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos.

Compositor Villa-Lobos
A primeira a receber o projeto em 2013 foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Vicente de Paulo”, localizada no Centro de Vitória, onde já foram realizadas cinco oficinas neste mês de abril. O resultado foi a produção de um filme com roteiro, direção, desenhos e animação sobre a vida e obra do compositor, feita por alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª séries), sob orientação da cineasta Luelane Corrêa, diretora e montadora, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense.

A história produzida será transformada em imagens pelos alunos das escolas seguintes, utilizando técnicas de animação como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital). 

Além de articular a cultura audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto tem como objetivos abrir novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes,. Isso é possível por meio de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário