terça-feira, 23 de abril de 2013

Vila Velha vai ganhar salas de leitura e 25 mil livros para consulta gratuita


Iniciativa faz parte do Projeto “Sala de Leitura” e tem como objetivos viabilizar o acesso ao livro e incentivar a leitura em áreas de baixa renda. Um workshop na próxima quinta-feira, dia 25, no auditório da Chocolates Garoto apresentará o projeto às 25 escolas contempladas.


Até o final de junho, a Chocolates Garoto, em parceria com a Secretaria de Educação de Vila Velha, implantará oito novas salas de leitura e requalificará outras 16 em escolas da rede municipal de ensino e uma na Biblioteca Municipal João Fraga, também localizada no município canela-verde. A ação faz parte do projeto “Leitura para Todos - Sala de Leitura”, realizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, e tem como objetivo incentivar a leitura dos estudantes e da comunidade.

As escolas que receberão as salas de leitura serão contempladas, cada uma, com mil livros educativos que passarão a compor o acervo literário das unidades  e estarão disponíveis gratuitamente para consulta e empréstimo. Ao todo são 500 títulos de autores nacionais e estrangeiros, sendo que cada título contará com dois exemplares: um para empréstimo e outro para leitura na própria sala.

“A leitura estimula a criatividade e é instrumento de transformação social. A Garoto se orgulha em patrocinar as salas de leitura e incentivar esse hábito entre os estudantes”, afirma o gerente executivo de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da empresa, Fábio Letieri.

Cristina Oldemburg participará do workshop
Para o secretário municipal de educação de Vila Velha, Wallace Millis da Silva, "as Salas de Leitura fortalecem um projeto em andamento muito importante: o de dotar todas as escolas de bibliotecas e, principalmente, incentivar os alunos, os professores e a comunidade a adotar a prática da leitura tanto como um hobby como para manter-se atualizado. Atualização permanente é fundamental".

Para apresentar o projeto aos representantes das 25 escolas contempladas, será realizado um workshop no dia 25 de abril, às 14h30, no auditório da Chocolates Garoto. A solenidade contará com a presença, também, da presidente do Instituto Oldemburg, Cristina Oldemburg.

Parceria com a Garoto
Desde 2004, a Chocolates Garoto patrocina o projeto, já tendo implantado 102 salas de leitura em todo o Espírito Santo. A iniciativa faz parte dos projetos de responsabilidade social da empresa, chamada plataforma CSV (Creating Shared Value ou Criação do Valor Compartilhado), que visa associar o desenvolvimento sustentável à geração de valor para as comunidades onde a empresa atua. O CSV é composto por três pilares: Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural.

Saiba mais
O projeto Sala de Leitura visa viabilizar o acesso ao livro e incentivar a leitura em áreas de baixa renda. “O objetivo do projeto é ampliar oportunidades de leitura, facilitando o desenvolvimento de uma visão mais crítica sobre a realidade e contribuir para a formação de novos leitores”, costuma dizer  a presidente do Instituto Oldemburg, Cristina Oldemburg.

Existem, hoje, no Brasil 718 salas, funcionando dentro de escolas, hospitais, associações, instituições culturais, entre outros.  Os livros são de autores nacionais e estrangeiros, com acervo que inclui títulos infantis e infanto-juvenis, obras de ficção, de psicologia, sociologia, auto-ajuda, ciência política, teoria literária, cinema, música, além de biografias e publicações para o ensino de idiomas. 

Escolas onde serão instaladas Salas de Leitura
  1.  
UMEF “Professor Antônio Lorenzutti”
  1.  
UMEF “José Elias de Queiroz”
  1.  
UMEF “Dep. Paulo Sérgio Borges”
  1.  
UMEF “Dr. Tuffy Nader”
  1.  
UMEF “Professor. Elson José de Souza”
  1.  
UMEI “Corradino de Ciccio”
  1.  
UMEI “Sultany Nader Valladares”
  1.  
UMEI “José Silvério Machado”

Escolas em que as Salas de Leitura receberão requalificação
  1.  
UMEF Irmã Feliciana
  1.  
UMEF Edson Tavares
  1.  
UMEF Prof. Thelmo Torres
  1.  
UMEF “Marina de Barcellos Silveira”
  1.  
UMEF “Ofélia Escobar”
  1.  
UMEF “Ana Bernardes Rocha”
  1.  
UMEF “Antônio Bezerra de Farias”
  1.  
UMEF “Ilha da Jussara”
  1.  
UMEF “Professor Paulo César Vinha”
  1.  
UMEF “Alger Ribeiro Bossois”
  1.  
UMEF “Profª Nair Dias Barbosa”
  1.  
UMEF “Maria Eleonora D’Azevedo Pereira”
  1.  
UMEF “Leonel Moura Brizola”
  1.  
UMEF “Naydes Brandão”
  1.  
UMEF “Professor Darcy Ribeiro”
  1.  
Biblioteca Pública Municipal “João Fraga”
  1.  
UMEF Antônio Pinto Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário