quinta-feira, 28 de julho de 2011

Os traumas provenientes dos acidentes de trânsito


Ainda estamos no início do segundo semestre de 2011 e o número de mortes em acidentes de moto resultou em 100 mortes. São muitas vidas ceifadas por pelos fatores imprudência, imperícia e estradas mal conservadas. Os familiares que ficam sobrevivem à dor da perda, mas outro fator também chama atenção: os traumas decorrentes dos acidentes de moto. São fraturas, escoriações e feridas que deixam marca para o resto da vida.

O médico Romeo Lages Simões destaca que o trauma é atualmente a 3ª causa morte no mundo, só perdendo para as doenças cardiovasculares e o câncer. Porém, no Espírito Santo a situação é mais grave: o trauma fica em 2º lugar nas causas mortes, superando até o câncer. O Espírito Santo possui a maior taxa de mortalidade por causas externas entre todos os Estados do Brasil causados por ferimentos feitos com armas de fogo, acidentes com pedestres, acidentes automobilísticos, com motocicletas e por armas brancas.

Além disso, 40% dos envolvidos nos acidentes têm entre 15 e 30 anos e 60% entre 15 e 40 anos, ou seja, a principal idade produtiva econômica e morrem 50% mais pessoas entre 20-29 anos do que em quaisquer outras faixas etárias. Por causa destes índices alarmantes, Vitória vai sediar entre os dias 17 e 20 de agosto, o XIII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma, que vai abordar sobre o atendimento ao trauma, saberes e fazeres na urgência traumática.

O momento é propício para a realização do evento, pois o governo estadual, escolas médicas, acadêmicos, socorristas e bombeiros militares estão dispostos a atuar na prevenção e tratamento adequado dos pacientes vítimas do trauma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário