terça-feira, 5 de julho de 2011

ES será palco de congresso inédito


O Espírito Santo sediará o XIII Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma (Colt) e o IV Encontro Nacional de Enfermagem do Trauma entre os dias 17 e 20 de agosto, no Centro de Convenções de Vitória. O evento, que tem como tema “Vitória sem trauma...Por um Espírito Santo!”, vai contar com especialistas de renome internacional como o Dr. Kenneth Mattox, do Texas, além dos médicos brasileiros que atuam nos Estados Unidos, Dr. Raul Coimbra (Califórnia) e Dr. Antônio Mattos (Flórida).

Segundo o presidente do congresso e fundador da Liga Acadêmica de Cirurgia e Atendimento ao trauma do ES, Romeo Lages Simões, o momento é propício para a realização do evento, pois o governo estadual, escolas médicas, acadêmicos, socorristas e bombeiros militares estão dispostos a atuar na prevenção e tratamento adequado dos pacientes vítimas do trauma.

Além da capacitação profissional, o evento também servirá de palco para discutir e tentar reverter uma triste realidade local: o Espírito Santo possui a maior taxa de mortalidade por causas externas entre todos os Estados do Brasil causados por ferimentos feitos com armas de fogo, acidentes com pedestres, acidentes automobilísticos, com motocicletas e por armas brancas. Além disso, 40% dos envolvidos nos acidentes têm entre 15 e 30 anos e 60% entre 15 e 40 anos, ou seja, a principal idade produtiva econômica e morrem 50% mais pessoas entre 20-29 anos do que em quaisquer outras faixas etárias. (Fonte: DATASUS)

Durante o Congresso acontece a 1ª edição do Prêmio SBAIT, que vai reconhecer o melhor trabalho científico apresentado no XIII Colt. A cada ano o prêmio homenageará um especialista da área de Cirurgia do Trauma. Nesta primeira edição, será lembrado um dos pioneiros do ensino da Cirurgia do Trauma no Brasil, o Professor Dr. Mario Mantovani.


Público Alvo

Comunidade médica em geral (secretários de saúde, médicos emergencistas, cirurgiões-gerais e do trauma, traumatologistas, intensivistas, radiologistas, neurocirurgiões, cirurgiões vasculares, cirurgiões plásticos, cirurgiões do aparelho digestivo), médicos residentes, enfermeiros, fisioterapeutas e acadêmicos das áreas citadas, socorristas não médicos ligados à área de emergências médicas.

Inscrições

Os interessados podem fazer a inscrição para o Colt no site www.colt2011.com.br, até o dia 17 de agosto. O evento também vai contar com quatro cursos PRÉ-CONGRESSO, que acontecerão no Vitória Apart Hospital e na Emescam. Os temas selecionados são: Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres; Atendimento Pré-hospitalar e Suporte Básico de Vida; Manobras Críticas no Pronto Socorro e Fraturas Ortopédicas. Mais informações pelo telefone (27) 3229-7641.

Nenhum comentário:

Postar um comentário