quarta-feira, 13 de julho de 2011

Futebol capixaba é tema de seminário

Quase 40 mil pagantes e o Kleber Andrade ficou pequeno para receber a quantidade de torcedores que ansiosamente esperavam pelo clássico do Campeonato Brasileiro, Rio Branco e Vasco. O capa-preta, para alegria dos capixabas, venceu o time carioca por 1 x 0 e seguia firme na competição. O que para os novos espectadores do futebol capixaba parece ser só mais uma piada é um fato histórico do esporte no Estado do ano de 1986, época em que o Espírito Santo figurava entre os grandes times do país. O alvinegro capixaba terminou a 2ª fase da competição na quarta colocação com a mesma pontuação que o Santos e à frente de Cruzeiro e Vasco.

Hoje a realidade é bem diferente e o que se vê são estádios cada vez mais vazios, campos em más condições e atletas desvalorizados. E é para discutir o atual cenário que a Associação dos Cronistas Esportivos Capixabas (ACEC) promove nos próximos dias 29 e 30 de julho o I Seminário de avaliação e soluções para o futebol capixaba. O evento acontece no auditório da Faculdade Candido Mendes de Vitória.

A organização quer reunir os diversos setores envolvidos no futebol capixaba como atletas, dirigentes, comissão técnica, empresários, oficiais de arbitragem, governo, torcedores, pessoal de apoio e imprensa para juntos pensarem alternativas que impulsionem o desenvolvimento do esporte no Estado.

Para o presidente da ACEC, Jairo Peçanha, a expectativa do evento é fazer uma análise contundente dos motivos que levaram o futebol capixaba a chegar ao baixo nível em que se encontra atualmente e envolver os diversos segmentos na luta pela melhoria do esporte. “Em época em que o Brasil se prepara para receber uma copa do mundo, e onde todas as atenções se voltam para o nosso país, o Espírito Santo não pode perder a oportunidade de despontar nesse cenário, por isso, é urgente a discussão do futebol capixaba”, pondera.

Peçanha aponta que apesar das recentes iniciativas do governo para alavancar a paixão nacional no Estado, como a reforma do estádio Kleber Andrade e negociações com a administração federal para pleitear a recepção de uma das seleções durante a Copa é necessário um debate mais profundo de toda a sociedade sobre os rumos do esporte por essas bandas de cá. “Hoje vemos, por exemplo, o beach soccer em franco desenvolvimento, pois há um envolvimento maior por parte de empresários e municípios. As competições acontecem até mesmo em locais onde não há praias e sempre com a arena lotada como temos conferido nos últimos anos em Cariacica. Porém, essa organização não alcançou ainda aos gramados”, avalia.

Durante o seminário, o Procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Espirito Santo, Aylton Cabral, fará uma análise critica da atual situação do futebol em todos os seus segmentos. A palestra de abertura será a partir das 19h30 do dia 29. Na programação do sábado, 30, estão previstas oficinas setoriais onde serão debatidas possíveis mudanças e soluções para por setor com foco em públicos específicos: atletas, comissão técnica, dirigentes, arbitragem, apoio, empresários e imprensa. Ao final todas as propostas elaboradoras serão reunidas em único documento que servirá de base para exigir das autoridades competentes melhorias no futebol capixaba.

As inscrições para o seminário serão gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever de 11 a 28 de julho, nos telefones 27 8135.1100 (Jairo Peçanha) ou 27 9904.2042 (Mauro Marques).

Nenhum comentário:

Postar um comentário