quinta-feira, 28 de julho de 2011

Instituição transforma galpão em incubadora de negócios no ES


Inspirada num formato americano, que serviu de base para inúmeras gigantes que hoje estão no setor de tecnologia, a instituição TecVitória incuba atualmente oito empresas nascentes. Quem passa pela rua onde está localizada não consegue imaginar o quanto as pequenas empresas que ali estão instaladas movimentam, isso sem falar da geração de empregos e do potencial de cada uma delas. Ao todo 38 pessoas trabalham com tecnologias inovadoras no local e apesar de tão pouco tempo, de 2003 até hoje, 20 empresas receberam aporte da instituição, sendo que destas, 11 já “caminham com as próprias pernas”.

Localizada numa rua comercial do bairro Itararé, em Vitória, a fachada da TecVitória pouco lembra a modernidade que caminha de mãos dadas com Tecnologias Inovadoras. A rusticidade do lado de fora contrasta com a infraestrutura tecnológica e o cenário futurista de algumas salas.

O objetivo da incubadora é impulsionar negócios nas áreas de tecnologia, comércio eletrônico, games , bens de capital, inspeção eletrônica, entre outros. O grande diferencial desta incubadora de tecnologia é que ela tem o pé na realidade, ou seja, os investidores ficam ao alcance dos empresários.

A TecVitória abriga empresas que hoje têm um faturamento mensal desde zero (nascentes) até R$ 75 mil (prestes a sair). No momento, quatro empresas estão em fase de triagem. “O nosso esforço é para que os incubados não fiquem mais de 30 meses, mas eventualmente isso pode chegar a 5 ou 6 anos. Sobre os custos, há um rateio de parte dos custos físicos da entidade. Para uma sala pequena (até 4 pessoas), por exemplo, isso fica hoje por aproximadamente R$ 300 mensais”.
De acordo com o superintendente da TecVitória, Vinicius Chagas, o local pode ser comparado a um grande campus do conhecimento. O galpão dá a possibilidade de agrupar diversas empresas e, ainda, promove o intercâmbio de ideias, o que é essencial para as pequenas empresas incubadas crescerem. Vinicius ressalta que pelo menos quatro empresas que foram incubadas da instituição já estão exportando seus produtos.

Vale lembrar que, para quem deseja se inserir na área, mais uma oportunidade está aberta. Até o dia 19 de agosto estão abertas as inscrições do 6º Uniempreendedor, cujo edital está disponível no site www.tecvitoria.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário