quarta-feira, 29 de julho de 2015

Um a cada sete imóveis no Brasil é comprado via consórcio


O número é expressivo e chama atenção para uma nova realidade no Brasil. Nos primeiros três meses do ano, o setor de consórcios foi responsável por um a cada sete imóveis vendidos em território brasileiro. O crescimento da modalidade, que registrou quase 20% de aumento na venda de cotas de imóveis no primeiro quadrimestre de 2015 (65,5 mil), é resultado de diversas medidas tomadas por bancos, que dificultam a vida de quem deseja financiar um bem, além do aumento expressivo de taxas como a Selic, que vem atingindo números históricos. O consórcio apresenta a vantagem da não existência de juros e o parcelamento de 100% do valor do bem.

De acordo com o Diretor Administrativo Financeiro do Consórcio Viwa, Robson Subtil de Amorim, o setor de consórcios capixaba, hoje responsável por 8,4% do total de vendas de imóveis no Espírito Santo, também tem sentido esse aumento expressivo. “Apesar de estar abaixo da média nacional, que é de 13,8%, a população capixaba demonstra também um grande interesse em adquirir um novo imóvel via consórcio. É uma demanda que não existia com tanta força no passado”, completa Robson, diretor da empresa, que possui mais de 40 anos de mercado.

Recente levantamento da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, junto às administradoras de todo o país, apontou que a maioria dos contemplados pela modalidade, que só nos quatro primeiros meses do ano já foram 23,3 mil, utilizam suas cartas para adquirir um imóvel residencial, pronto para morar. Outros 12,3% usam para compra de terrenos, 7,8% para imóveis na planta e 3,5% para unidades comerciais.

Em um cenário de incertezas econômicas, o consórcio desponta como principal alternativa para manter o brasileiro ativo e adquirindo novos bens, de forma segura e controlada. “O setor se tornou um braço na busca pela estabilização da economia neste ano. São 6,4 milhões de consorciados ativos atualmente no Brasil e a venda de cotas de janeiro a abril acumulou mais de 780 mil, em todos os segmentos. Somente as contemplações, quase 480 mil, injetaram R$ 13,6 bilhões em nosso mercado”, enfatiza Robson Subtil de Amorim.

Consórcio Viwa


O Consórcio Viwa é a única empresa de consórcios genuinamente capixaba e que figura entre uma das mais importantes do Espírito Santo. Integrante do Grupo Coimex, o Viwa já entregou mais de 115 mil bens no Estado ao longo de sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário