sexta-feira, 28 de março de 2014

Muito além da sala de aula

Grandes empresas abrem suas portas para estudantes que podem conhecer hoje o mercado onde eventualmente trabalharão amanhã

Conhecer uma grande empresa, seus valores e sua cultura antes mesmo de pensar em se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho. Essa tem sido uma prática bem-sucedida e que cresce a cada ano entre os alunos de escolas públicas e particulares do Estado.

Para a empresa, a ideia é se aproximar das instituições de ensino e ajudar jovens e adolescentes a descobrirem mais sobre a companhia, seus processos, sua rotina de trabalho. Com isso, acredita, fica mais fácil para o estudante adquirir conhecimentos e alinhar expectativas, num processo que certamente o ajudará quando for buscar uma vaga no mercado, no futuro. Para as instituições de ensino, essa interação também sacia o anseio de visitar áreas de grandes empreendimentos, permitindo conhecer o universo profissional e o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento.

Dentre as grandes indústrias locais que desenvolvem projetos como esses está a ArcelorMittal Tubarão. A empresa, inclusive, abriu essa semana (04 de fevereiro) as inscrições para as instituições interessadas em participar do seu Programa Conhecer ArcelorMittal. A iniciativa prevê visitas monitoradas, com realização de atividades direcionadas ao público estudantil. 

“O objetivo é abrir as portas da empresa para criar oportunidades de aprendizado tanto em questões de sustentabilidade como em relação ao processo de produção do aço”, ressalta a analista de Comunicação, Fernanda Valadares. Em 2013, o Programa Conhecer registrou mais de 7,1 mil participantes em 230 visitas. Destes, pelo menos 90% deles foram alunos e professores.

Saiba mais
As instituições de ensino podem inscrever desde turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental até doutorado. A inscrição deve ser feita no formulário do programa, disponível no site da empresa (www.arcelormittal.com/tubarao). As visitas ocorrem de terça à sexta-feira, entre fevereiro e novembro, nos períodos da manhã e tarde.

O Programa Conhecer também é aberto para comunidades e grupos de instituições organizadas, como associações de moradores, ONGs e outras, que devem se inscrever, também no site da empresa, por um responsável pelo grupo. Para este público, as visitas poderão ser realizadas de terça a sábado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário