segunda-feira, 17 de março de 2014

Case de sucesso no Dia Mundial da Água

José Manuel Balsa traz da Espanha o know-how em recursos hídricos para palestra a convite do Governo do Estado. É que amanhã (18), no Palácio Anchieta, vai acontecer antecipada comemoração ao Dia Mundial da Água e o engenheiro irá apresentar às autoridades de meio ambiente um exemplo em gestão das águas, como o projeto de regularização de vazões da bacia hidrográfica do rio Guadiana, que fica na Península Ibérica e abastece parte da Espanha e Portugal.
Balsa é Chefe da Área de Obras Hidráulicas da Divisão de Engenharia Civil e Meio Ambiente da multinacional espanhola Ingeniería Estudios y Proyectos NIP, S.A., empresa que conta com filial no Brasil sediada em Vitória, onde, entre outros trabalhos, é lider do consórcio que executa o "Projeto de Enquadramento e Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Santa Maria e Jucu".
Com mais de trinta anos de experiência, José Manuel Balsa é especialista em meio ambiente, irrigação e saneamento, além de ter massiva experiência em elaboração, implementação e fiscalização da execução de Planos Diretores e projetos de irrigação. A palestra  que será realizada amanhã possui como tema “Gestão das Águas e Resiliência das Cidades: O caso do Rio Guadiana - Espanha” e é um case de sucesso do profissional, reconhecido como um dos grandes nomes da área de recursos hídricos.
Durante o evento, o engenheiro irá explicar a situação da Bacia do Rio Guadiana, que possuía limitado aproveitamento de suas águas para abastecimento, usos agrícolas e energéticos. Mas o cenário mudou com a criação e funcionamento da Confederação Hidrográfica do Guadiana (CHG), em que Balsa foi responsável por ter projetado diversas infraestruturas. Sendo elas, principalmente, de regularização (reservatórios e barragens; represas de pântano) que asseguram o fornecimento de água para abastecimento e irrigação em toda a bacia.

Dia da Água

No evento, que antecede as comemorações do Dia Mundial da Água – lembrado em 22 de março -, acontecerá ainda a sanção da Lei da nova Política de Recursos Hídricos do Espírito Santo, que visa alterar de maneira benéfica a gestão de águas no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário