sexta-feira, 26 de junho de 2015

Concurso fotográfico na procissão marítima de São Pedro



Como acontece oficialmente há 87 anos, nesse domingo, 28, será realizada a procissão marítima para homenagear São Pedro, quando a comunidade de pescadores da Grande Vitória se reúne na Praia do Suá para reverenciar o santo.
E, nesse ano, o evento terá uma boa novidade: um concurso fotográfico, promovido pela primeira vez pelo Iate Clube do Espírito Santo (Ices). Os objetivos são reconhecer e premiar os talentos da fotografia capixaba, além de divulgar esse importante acontecimento cultural, turístico e religioso. Para concorrer, as fotos devem conter apenas imagens relacionadas ao evento Procissão Marítima de São Pedro.
Todos os associados do Ices, a comunidade marítima e a sociedade em geral poderão participar do concurso. As inscrições são gratuitas e estarão abertas nos dias 28 e 29 (domingo e segunda-feira). Aos interessados, basta enviar um e-mail para eventos@ices.com.br junto com as fotos e os dados do concorrente. Cada participante poderá concorrer com até duas fotos digitais coloridas.
A foto campeã estampará a capa da revista Todos a Bordo, do Ices. Além disso, o sortudo ganhará um almoço executivo no clube, com direito a um acompanhante. O resultado do concurso será divulgado no site (www.ices.com.br) e no Facebook do Iate Clube (https://pt-br.facebook.com/iateclubees), no dia 03 de julho. A partir do dia 15 de julho, todas as fotos enviadas pelos participantes estarão disponíveis nessas mesmas redes sociais. O regulamento já encontra-se disponível no site.

Tradição
A festa de São Pedro é o mais antigo festejo comunitário de Vitória e acontece desde a década de 20. Um dos momentos mais célebres é a procissão marítima em homenagem a São Pedro.  O evento religioso e festivo, que em 2014 teve a participação de 197 embarcações, tem em seu ponto alto a Bênção do Anzol e o concurso dos 10 barcos mais enfeitados.
No início a comitiva era terrestre, mas, com a chegada de cerca de 200 imigrantes açorianos que trouxeram a tradição da procissão marítima para Vitória, o percurso começou a ser feito por barcos a remo. Na década de 70, começaram a participar as embarcações a motor. 

Os barcos do Iate Clube que também participam da homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, tem previsão de saída às 9 horas. Aos associados do clube, a secretaria avisa que as inscrições podem ser feitas até o dia 27 (sábado) para receberem brindes e enfeitarem suas embarcações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário