segunda-feira, 25 de maio de 2015

Empresas capixabas fazem campanhas de vacinação contra a gripe para empregados


Febre, dor de cabeça, dor muscular, tosse seca e dor de garganta. Estes são os principais sintomas da gripe, que pode ser prevenida com algumas medidas. A mais eficaz delas é a vacina, que começa a ser oferecida, na próxima semana, por diversas empresas capixabas, gratuitamente, aos seus empregados.

É o caso da ArcelorMittal Tubarão, que deu início a sua campanha de vacinação hoje, 22, e que vai até 19 de junho. Serão imunizados empregados, estagiários, adolescentes aprendizes, dependentes, aposentados e pensionistas. O Hospital Meridional, por sua vez, fez parceria com a Prefeitura de Cariacica e está imunizando todos os funcionários da administração municipal.  Serão beneficiados cerca de 400 profissionais.

A Chocolates Garoto também inicia campanha de vacinação na próxima segunda-feira, 25. Serão imunizados colaboradores, estagiários e adolescentes aprendizes. O objetivo é que mais de 1.500 pessoas recebam a dose até 29 de maio, quando termina a imunização.  “A vacina é recomendada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade e é uma forma eficaz de prevenir a gripe e reduzir os impactos das epidemias, garantindo a proteção individual e familiar”, explica. Dr. Carlos Magno Pretti Dalapicola, médico do trabalho, acrescentando que até mesmo para aqueles que griparam recentemente, devem tomá-la para evitar que tenham gripe novamente.

As vacinas aplicadas são a trivalente, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Saiba mais
A gripe Influenza A (H1N1) pode se agravar e, nesta condição, apresenta como sintomas falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração, que podem levar à morte. A transmissão do vírus acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Alguns cuidados simples podem ajudar como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário