quinta-feira, 7 de maio de 2015

1ª etapa do 19º Torneio de Peixe de Fundo acontece neste sábado



Nesta semana inicia-se a tão esperada temporada de pesca do Iate Clube do Espírito Santo e para marcar esse recomeço a primeira competição será o Torneio de Peixe de Fundo, que está em sua 19ª edição e é formado por três etapas. A próxima etapa será no dia 16 e a última no dia 30 de maio. Somente ao final destas será definido o vencedor geral do torneio, pela maior soma de pontos.
Segundo o diretor de Pesca do ICES, Plínio Ceolin, a pesca capixaba deu um grande salto nos últimos anos e com a realização do Campeonato Mundial em Vitória no ano passado, impulsionou ainda mais a prática desse esporte. E sua expectativa é que as competições deste ano sejam ainda melhores e mais disputadas do que as de 2014, que foram um sucesso.
Sobre a primeira competição do ano, o Torneio de Peixe de Fundo, Plínio explica que o nome da disputa nasceu do fato dos participantes soltarem suas iscas ao fundo do mar, podendo chegar até a 500m de profundidade dependendo do material utilizado. Vale destacar que todo o equipamento utilizado deve estar nas normas do torneio.
Os peixes válidos nesta competição são muitos: de Badejos, Garoupas e Chernes e outros da categoria A (considerados mais nobres pela dificuldade de serem fisgados) aos mais comuns como Peroás, Cações, Baiacus, Pargos,  Xicharros, dentre outros encontrados mais facilmente em profundidades rasas, perto de praias e de pedras.
As categorias serão divididas de acordo com as espécies e só serão pontuados os peixes de peso igual ou superior a um quilo. Poderão participar, em cada embarcação, cinco pescadores incluindo o comandante.

Programação:
1ª etapa do 19º Torneio de Peixe de Fundo

Data: 09 de maio
Local: Iate Clube do Espírito Santo
Horário: saída das lanchas do píer do ICES às 6h
Encerramento: a partir das 16 horas até às 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário