segunda-feira, 30 de junho de 2014

Padaria Monte Libano faz pão artesanal com fermentação natural


Que o brasileiro é apaixonado pelo pãozinho que acompanha o café da manhã e da tarde, todos já sabem. O que muitos estão começando a descobrir é a variedade de sabor e qualidade desse item que vai à mesa todos os dias. Dentre os que mais vêm atraindo os consumidores estão os pães artesanais, que recebem vários nomes e trazem composições diferenciadas que os tornam ainda mais nutritivos e saudáveis.

Além da sua grande cartela de produtos, a padaria e confeitaria Monte Libano tem uma seção especialmente destinada aos artesanais em suas lojas. São pães que passam pelo processo de fermentação natural - também conhecido como Paun au Levain, que garante um sabor inigualável ao produto.

Para os que querem experimentar, as versões são muitas. O Pão de Azeitona, por exemplo, combina azeitona preta e verde, e possui um miolo denso e uma casca bem crocante; Outras sugestões são o Baguete de Terroir, com vinho e nozes que dão uma coloração diferenciada ao produto, e a Baguette de Tomate Seco, dentre muitos outros.

O que é a fermentação natural?
A fermentação natural acontece quando o produto cresce sem o uso de fermento industrializado. O processo é mais demorado e ocorre com a produção de um fermento 100% caseiro composto, basicamente, de farinha, iogurte e água. A massa, ao ser exposta, é contaminada por micro-organismos dispersos no ambiente que encontram um meio de crescimento. Isso ocasiona uma série de fermentações não controláveis, diferentes de quando é utilizado o fermento biológico industrializado. Depois do período de “incubação”, essa massa tem condições de servir como fermento, ou seja, como agente de crescimento para outras massas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário