segunda-feira, 2 de junho de 2014

ArcelorMittal Tubarão economiza R$ 30 milhões ao zerar número de fumantes na empresa

Programa Antitabagismo consegue zerar o número de empregados fumantes, sendo a primeira produtora de aço com zero tabaco no País.

A ArcelorMittal Tubarão economizou R$ 30 milhões com despesas médicas depois de reduzir de 34% para 0,0% o número de fumantes entre seus 4,8 mil empregados, desde 1993, quando iniciou seu bem-sucedido Programa de Combate ao Tabagismo. Mais do que a economia financeira, entretanto, a iniciativa, aberta para empregados e terceirizados, promete gerar um benefício ainda maior: contribuirá para que nenhum desses ex-fumantes tenha, no futuro, uma das 53 doenças a que estão sujeitos os dependentes químicos do cigarro.

Criada em 1992, a iniciativa faz parte do Programa Pró-vida, que tem ações voltadas para o bem-estar e saúde dos empregados. Na época, 34,5% dos empregados fumavam. Hoje, após 22 anos de programa, mais de 700 palestras educativas, com formação de grupos de apoio aos tabagistas, suporte com medicamento, monitoramento dos riscos através dos exames médicos periódicos e implantação de áreas restritas para o fumo, esse índice caiu para menos 0% entre os 5 mil empregados.

O programa surgiu após a realização de uma pesquisa desenvolvida pela empresa, em 1992, para detectar os principais fatores de risco à saúde dos empregados. Na época, a ArcelorMittal Tubarão mapeou o número de fumantes, há quanto tempo fumavam e qual o interesse em parar. Segundo o gerente de Saúde e Segurança, Rodrigo Gama, a primeira turma contou com 20 empregados que aderiram espontaneamente.

 “O tratamento é realizado em grupo, onde cada empregado conta suas experiências, aflições e constrangimentos, além de refletir sobre a importância de parar de fumar. Quem precisa de suporte medicamentoso para deixar o vício conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar para realizar o tratamento. As reuniões acontecem a cada quatro semanas, durante seis meses. Depois, esse controle passa a ser feito por meio dos exames periódicos”.

Rodrigo conta que o programa foi ganhando adesões na medida em que os resultados eram percebidos pelos colegas de trabalho. Em 2004, a ArcelorMittal Tubarão restringiu o fumo em ambientes fechados e criou 34 áreas abertas restritas para fumantes. Já no ano seguinte, iniciou uma campanha de conscientização para atingir a meta do tabaco zero em janeiro de 2010.

A iniciativa é considerada benchmarking no Grupo ArcelorMittal e unidades de todo o mundo visitam a ArcelorMittal Tubarão para conhecer a expertise da empresa, suas ações e metodologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário