quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Faculdade realiza desafio que avalia meios de transporte na capital


Alunos da Multivix-Vitória vão realizar o 2º Desafio Intermodal da instituição para mostrar a forma mais eficiente e sustentável de se deslocar na capital nos horários mais complicados
Qual é o meio de transporte mais rápido, eficiente e sustentável na "hora do rush"? Para responder a essa pergunta, alunos de Engenharia da Faculdade Multivix vão realizar, no próximo dia 22 de outubro, o 2º Desafio Intermodal da instituição. O objetivo é identificar o melhor modal para realizar um trajeto entre a Praça do Papa, na Praia do Suá, e a faculdade, em Goiabeiras, no horário de pico.
A largada será dada às 18 horas e cada estudante voluntário escolherá seu modal (carro, bicicleta, moto, transporte coletivo, caminhada e corrida) e seguirá um trajeto pré-estipulado em direção ao destino. Além de mostrar situações e contradições enfrentadas por cada modal no trânsito da capital, a atividade também servirá para avaliar o tempo de deslocamento, distância, velocidade média, custo do deslocamento, emissão de poluentes e percepção sobre segurança, conforto e praticidade do meio de transporte.
O desafio não é uma competição, e sim, uma medição dos gargalos, além de sensibilizar e promover o debate sobre a mobilidade na região. A faculdade espera, assim, conseguir pensar em ações conjuntas que possam minimizar esse caos diário, já que não há uma medida única que resolva tudo em um passe de mágica.
A única constatação imediata é de que é preciso começar a pensar no coletivo, além de pensar em novas alternativas para se locomover e contribuir para melhorar o trânsito, afirma a professora de Engenharia do Tráfego, Sistema de Transportes e Probabilidade e Estatística da Faculdade Multivix, Valéria da Cruz Ribeiro. Ela ressalta, também, a importância acadêmica do projeto, já que os alunos de Engenharia terão que, na prática, verificar os problemas nas vias e trânsito da cidade e propor melhorias.

Resultado do primeiro desafio

         O primeiro desafio Intermodal Multivix aconteceu em novembro de 2014 e teve um trajeto menor do que o que será realizado este ano. Foram 66 alunos participantes voluntariamente no projeto, com idades entre 19 e 41 anos. O modal que apresentou maior custo monetário e emissão de poluentes durante o trajeto foi o automóvel particular e os que apresentaram menor custo foram a bicicleta, caminhada e corrida.

            Como prova de que a predominância de escolha na capital ainda é o automóvel, esse foi o modal mais escolhido para cumprir o trajeto, o que resulta na causa de constantes engarrafamentos nas vias em horários de pico, além de maior emissão de poluentes. Por outro lado, o uso da bicicleta ficou em segundo lugar, mostrando que o mesmo tem potencial em percurso curtos e é uma solução para grandes variáveis que tornam o modelo de deslocamento em Vitória ineficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário