terça-feira, 19 de março de 2013

Pesquisas de coprodutos na ArcelorMittal Tubarão


Avenida Industrial, onde foi utilizado coproduto de Tubarão
Transformar dezenas de coprodutos resultantes do processo de produção de aço em receita e em contrapartidas de conservação ambiental. É com esse objetivo que a ArcelorMittal Tubarão pretende manter, neste ano, os investimentos no desenvolvimento de novas aplicações dos seus coprodutos.

Para 2013, a estimativa é de aportar cerca de R$ 100 mil nos estudos, voltados principalmente para os setores cimenteiro, de lastro ferroviário e de pavimentação. Dentre as pesquisas em andamento estão o uso de escória de aciaria para lastro ferroviário e para fabricação de argamassa, evitando a extração de recurso natural (brita) e garantindo maior durabilidade e menor necessidade de material aplicado. Também está em execução um estudo do emprego da lama de alto-forno para produção de cerâmica vermelha. A utilização garante mais resistência à estrutura da cerâmica, além de aumentar a produtividade, já que reduz o tempo de queima durante a produção.

No ano passado, a ArcelorMittal Tubarão comercializou quase 2,5 milhões de toneladas, entre coprodutos, materiais alienáveis e excedentes, num montante de R$ 153 milhões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário