quarta-feira, 13 de março de 2013

ES ganha nova clínica de Oxigenoterapia Hiperbárica (MHB)




            Suportar uma pressão atmosférica até três vezes maior que a do nível do mar pode ser o caminho da cura para quem busca normalizar cicatrizes e combater infecções. A técnica é conhecida como Oxigenoterapia Hiperbárica (OH), foi desenvolvida pela NASA na década de 60 e será ofertada no Espírito Santo a partir desse mês (março), em uma clínica exclusiva para o tratamento, que vai funcionar no Hospital Meridional.
            O serviço, destinado para toda população, contará com duas câmaras. O equipamento conhecido como multiplace terá capacidade para até 12 pacientes sentados ou deitados. A pressurização será feita com ar comprimido sendo necessário uso de máscaras para inalação. Já a câmara monoplace comporta um paciente deitado e exala oxigênio 100% puro não havendo necessidade de usar máscaras.
            Os pacientes serão conduzidos por um médico especialista em Medicina Hiperbárica (MHB) e um enfermeiro com treinamento na área. O tratamento precisa de recomendação médica e, em geral, alguns dos casos submetidos à técnica são embolia e gangrena gasosa; intoxicação; lesões por esmagamento; queimadura; doença do mergulho; infecções necrotizantes; anemia por impossibilidade de transfusão; abscesso craniano, etc.


Saiba mais

            Entre 1950 e 1960, os estudos científicos se intensificaram e começou uma análise do oxigênio nas áreas de aviação e mergulho marinho, principalmente pela NASA. Descobriu-se também, que a inalação de oxigênio puro, dentro de câmaras hiperbáricas, aumentava as taxas de oxigenação do sangue e de todos os tecidos do corpo. Concluiu-se daí que tal aumento propiciava o combate a infecções, acelerava os processos de cicatrização e potencializava o uso de antibióticos. Ao transcender estas investigações à comunidade científica aumentou as aplicações terapêuticas.
            Fonte: JAIN, K., K., M.D.: Medicina Hiperbárica. Colégio Americano de Medicina Hiperbárica.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário