quarta-feira, 13 de março de 2013

Impressora em 3D já é realidade no ES

Imagem ilustrativa
           Imprimir objetos em 3D. Realidade comum nos Estados Unidos e Europa, a novidade chega agora ao Espírito Santo pela empresa Aratu, uma incubada TecVitória. A impressora traz à ‘vida’ desenhos que existiam, até então, apenas na tela do computador.
De maneira rápida e com um valor acessível, “os desenhos 3D criados no computador são processados em um software específico. A máquina faz a impressão dos objetos por camadas, com poucas limitações, dando liberdade para os designers”, explica Diana Abreu, sócia da empresa.
Segundo ela, os objetos são impressos em plástico e podem ter até 17 centímetros cúbicos. “Eles são reproduzidos com ótima precisão. São peças que enviadas a métodos tradicionais de prototipagem e fabricação, por exemplo, demoram um tempo considerável para ficarem prontas, a um custo alto. Agora, em horas ou até minutos podemos ter um protótipo sem sair de casa”, acrescentou.
Toda a matéria-prima para impressão é importada. No primeiro momento, a impressora 3D foi adquirida para facilitar a criação dos protótipos no desenvolvimento de novos produtos da própria Aratu. “Ao perceber a carência de um mercado de prototipagem e o interesse de outras empresas aqui do Espírito Santo, vimos que é uma oportunidade também para ofertar um serviço exclusivo de prototipagem rápida”, explicou Diana Abreu.
De acordo com ela, esse serviço pretende atender desde segmentos que atuam no desenvolvimento de peças e novos produtos, por exemplo, até mesmo os de produtos finais como empresas que confeccionam maquetes.
Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (27) 4141.4040.

Nenhum comentário:

Postar um comentário