sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Workshop discute sobre uso de medicamentos a base de plantas



O uso de plantas medicinais é uma prática comum na sociedade, registrada desde a Antiguidade pelos gregos. Hoje, porém, a utilização de medicamentos derivados de plantas medicinais, os fitoterápicos, deixou de ser simples a “receita da vovó” e passou a ocupar importante lugar no mercado, possuindo até legislação própria.

E é para discutir a nova resolução 546/2011 que dispõe sobre a indicação farmacêutica de plantas medicinais e fitoterápicos isentos de prescrição que Anfarmag/ES (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais do Espírito Santo) irá promover no próximo sábado, 05, o Workshop “Indicação Farmacêutica de Fitoterápicos”. O evento voltado para profissionais de farmácia e estudantes ocorrerá no auditório da Emescam, em Vitória, a partir das 9 horas.

O vice-presidente nacional da Anfarmag, o capixaba Hugo Guedes, destaca que o uso de plantas medicinais deve ser feito com cautela. “É comum as pessoas imaginarem que esse tipo de medicamento faz bem saúde por ter origem natural, porém, o uso inadequado pode levar à intoxicação quando se desconhece as contra-indicações dessas plantas”, afirma Guedes.

A farmacêutica Denise Martins afirma que a resolução é um avanço para a categoria e irá trazer mais segurança para quem utiliza os fitoterápicos. “A indicação farmacêutica qualifica o uso de plantas. O profissional de farmácia tem o conhecimento necessário para a indicação do fototerápico que atenda as necessidades dos pacientes”, argumenta Denise.

O doutor em Plantas Medicinais e Fitoterápicos e membro do Conselho Federal de Farmácia por São Paulo, Ely Saranz Camargo, responsável por apresentar a proposta de resolução sobre a indicação de fitoterápicos participará do workshop para apresentar os dispositivos da nova resolução 546/2011 e esclarecer as dúvidas dos participantes.

Os interessados em participar do evento devem entrar em contato com a Anfarmag/ES até o dia 04, por meio do telefone (27) 3235.7401. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário