quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Espírito Santo em Ação homenageia empreendedores com Medalha Américo Buaiz, no próximo dia 22

Grande parte do PIB capixaba se reunirá na próxima semana, dia 22 de novembro, a partir das 19 horas, no Le Buffet, para a festa de entrega da Medalha Américo Buaiz aos homenageados José Teófilo Oliveira, ex-secretário da Fazenda do Estado, Carlos Augusto Lira Aguiar, ex-presidente da Fibria, e Arthur Carlos Gerhardt Santos, ex-governador do Estado e ex-presidente da antiga Companhia Siderúrgica de Tubarão.

A premiação, que está na segunda edição, tem como objetivo homenagear os empreendedores dos setores público e privado que mais se destacaram na contribuição para o desenvolvimento do Espírito Santo. A homenagem é feita a cada dois anos e quer chamar a atenção da sociedade para as contribuições de valor para o Estado e que devem servir de exemplo para os cidadãos capixabas.

Os homenageados foram indicados pela diretoria do Espírito Santo em Ação, a partir de uma lista com os nomes das principais personalidades do cenário capixaba, apresentada pelo Comitê Temático de Fortalecimento da Identidade e Imagem (CT10) da organização.

A expectativa é que cerca de 300 pessoas participem da solenidade de premiação, entre representações políticas, empresariais e sociedade.

Visionário
O empresário que dá nome à medalha, Américo Buaiz, falecido em 1999, foi um empreendedor visionário. Responsável pela construção de indústrias no Espírito Santo, Buaiz abriu caminho para a transição do modelo agrícola para o padrão industrial no Estado.
Américo Buaiz formou os primeiros sindicatos que deram vida à Fecomércio-ES e fundou a Findes, da qual foi presidente por 10 anos, entre 1958 e 1968, e também criou a Amcham-ES, entre outras instituições. O empresário foi diretor do Sesc, do Senac, do Sesi e do Senai e integrou a CNI e o Conselho Rodoviário do Espírito Santo. É considerado uma das figuras exponenciais da história recente do Espírito Santo. Dessa forma, ao instituir a Medalha Américo Buaiz, o Espírito Santo em Ação reconhece e valoriza a importância de todos os empreendedores capixabas.

Criação
Uma das mais conceituadas artistas plásticas capixabas, Ana Paula Castro, criou e confeccionou a Medalha Américo Buaiz. Além da imagem do empresário, a peça traz a gravura de alguns ícones do Espírito Santo: a Baía de Vitória, a Terceira Ponte, o Convento da Penha e a bandeira do Estado.

Evento
Na programação da noite, uma homenagem especial será conferida ao empresário Arthur Carlos Gerhardt Santos, que tem carreira profissional de destaque tanto no setor público quanto no privado.
Também será apresentada uma palestra pelo renomado antropólogo Roberto DaMatta, que falará sobre o tema “O empreendedor como agente de transformação social”. DaMatta tem dedicado grande parte da sua vida a decifrar o comportamento dos brasileiros e já publicou livros que se tornaram clássicos, como Carnavais, Malandros e Heróis, de 1979, e o mais recente, Fé em Deus e Pé na Tábua. Profissional de múltiplas atividades, ele também é conferencista, professor, consultor, colunista de jornal e produtor de TV.

Os premiados
José Teófilo Oliveira – Formado em Ciências Econômicas pela Ufes, tem mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de Purdue, Indiana (EUA), e pós-graduação no Instituto de Pesquisas Econômicas da USP. Escreveu vários artigos e monografias, publicados em jornais e revistas brasileiros e estrangeiros, e atuou como professor e coordenador em faculdades e fundações de pesquisa. No setor público, exerceu duas gestões à frente da Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo (1987/1991 e 2003/2008). Foi membro da Comissão Executiva da Reforma Fiscal do Governo Federal e presidente, por duas vezes, do Conselho de Administração do Banestes.

Carlos Augusto Lira Aguiar – Profissional com 40 anos de atividades junto aos setores de papel e celulose e florestal, Carlos Aguiar é bacharel em Engenharia Química e Industrial, pela Universidade Federal do Ceará, e tem cursos de Extensão pela Universidade de Harvard (EUA), Chelwood (Reino Unido) e United Nations Environment Programme (EUA). Considerado um dos executivos mais experientes e um dos que mais contribuiu para a indústria de papel e celulose internacional, Aguiar presidiu a Aracruz Celulose e a Fibria, onde liderou seguidas expansões e modernizações que fizeram a empresa líder do setor de fibra curta.

Arthur Carlos Gerhardt Santos – Formado em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade Brasil na Guanabara, em Administração para Projetos de Desenvolvimento, em Pittsburg (EUA), e em Comunicação, em Maryland (EUA), Arthur já foi presidente da Câmara de Comércio Americana de Vitória-ES/ AmCham Brasil, presidente do Conselho de Comércio Exterior da Findes, diretor-presidente do Bandes, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo, diretor-presidente da Companhia Siderúrgica de Tubarão (atual ArcelorMittal Tubarão) e presidente do Sindicato das Empresas Importadoras e Exportadoras do Espírito Santo. Também foi governador do Estado do Espírito Santo, conselheiro e fundador do Movimento Empresarial do Espírito Santo em Ação.


Serviço
Evento: Cerimônia de entrega da Medalha Américo Buaiz
Local: Le Buffet
Data: 22 de novembro
Horário: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário