quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto capixaba “Ecos do Bem” ganha Prêmio da Fundação Banco do Brasil

Iniciativa promove educação ambiental e desenvolvimento sustentável em oito bairros da capital

O projeto capixaba “Ecos do Bem: Educação Ambiental no Território do Bem”, da Associação Ateliê de Ideias, ganhou o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, na categoria Região Sudeste. Apoiado pela ArcelorMittal Tubarão, o “Ecos do Bem” promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável no Território do Bem, formado pelas comunidades de São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Engenharia, Consolação, Bonfim, Jaburu e Floresta, em Vitória.

A primeira etapa do programa foi o Mutirão do Bem – Valorizando o Lugar em que vivemos, realizado em janeiro deste ano, com o objetivo de reduzir os pontos sujos de lixo e revitalizar as áreas degradadas. Em duas semanas, 165 pessoas participantes do projeto trabalharam sensibilização e educação ambiental em 2.173 domicílios. Também distribuíram 1.450 contentores de lixo doméstico, a partir da prévia constatação de que muitos moradores do local nem sequer tinham lixeiras em casa. Seis pontos sujos de lixos foram limpos, entre eles dois terrenos, das comunidades de Floresta e Jaburu, que foram transformados em parques e jardins. Comunidades e voluntários retiraram mais de seis caminhões de lixo dos locais e criaram pontos de atividades recreativas, incluindo uma horta comunitária.

As outras duas fases do programa foram Férias Solidárias, que consistiu na construção de um parque infantil e área de lazer num dos pontos limpos pelo Mutirão do Bem, com auxílio de empregados da ArcelorMittal, e o Beco Limpo e em Cores, um concurso entre moradores promovendo a revitalização dos becos.

Como prêmio, o projeto recebeu troféu e R$ 80 mil para sua manutenção e ampliação, além de folders e um vídeo institucional para divulgação dos trabalhos. O projeto também passa a

integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), da Fundação Banco do Brasil, disponível no endereço www.fbb.org.br/tecnologiasocial, contendo informações sobre as tecnologias e as instituições que as desenvolveram.

Saiba mais
Criado em 2001, o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social acontece a cada dois anos e é uma das principais ferramentas de identificação e reconhecimento de tecnologias sociais em todo o país. A edição 2011 do Prêmio obteve recorde de inscrições, com 1116 projetos, em nove categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário