quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ambientalista Dener Giovanini e Frei Betto fazem palestra no Estado




Eles participarão, no dia 15, do segundo seminário sobre um projeto que tem como meta a educação ambiental nas escolas, realizado em parceria com o Governo do Estado.

O ambientalista Dener Giovanini, coordenador Geral da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, e o escritor e coordenador da Mobilização Social do programa Fome Zero, Frei Betto, vêm ao Estado no próximo dia 15 de dezembro. Eles participarão do II Seminário Estadual de Educação Ambiental do Projeto Ecoar, que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizam no Cerimonial Lé Rose, a partir das 8h30.

O “Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade” (Ecoar) é um projeto do Iema, em parceria com a ArcelorMittal Tubarão, que tem como objetivos descentralizar a gestão da educação ambiental, promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento da Política Estadual, incentivar ações e melhorar a qualidade ambiental e sustentabilidade das comunidades. Docentes e gestores são os principais públicos-alvo desta iniciativa que tem como meta capacitar pelo menos 350 profissionais de todo o Estado, até 2013. Desde a primeira fase do projeto, iniciado em 2008, até hoje, na segunda fase, 46 municípios já foram capacitados.

Os convidados
• Dener Giovanini é ambientalista e atualmente coordenador Geral da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. Participou ativamente de importantes ações ambientais no Brasil, como a fundação do Partido Verde no país, em 1987, e a Eco 92 no Rio de Janeiro. Coordenou diversos projetos de conservação ambiental e possui várias publicações sobre o tema. Foi eleito Empreendedor Social Notável pelas mais importantes instituições mundiais na área (Ashoka Empreendedores Sociais e Schwab Foudation). Possui diversos prêmios e distinções pelo seu trabalho na proteção da biodiversidade brasileira.

• Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, é religioso, teólogo e escritor dominicano. Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial de Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República. Também foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zerto. Suas experiências na prisão durante a ditadura militar estão relatadas no livro "Cartas da Prisão" (Agir), "Diário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" (Rocco) e Batismo de Sangue (Rocco), traduzido na França e na Itália. Recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares. Assessorou vários governos socialistas, em especial Cuba, nas relações Igreja Católica-Estado.

A programação
II Seminário de Educação Ambiental do Projeto Ecoar
08 horas - Credenciamento
08h30 – Coffee-break
9 horas - Abertura oficial
10 horas - Apresentação dos Resultados do Projeto Ecoar Grupo Unidades (2010/2011)
10h50 - Palestra com Dener Giovanini
12h30 – Almoço
13h30 - Apresentação dos Resultados do Projeto Ecoar Grupo Corredores (2010/2011)
14h20 - Palestra com Frei Betto
16h- Encerramento do evento
16h30- Coffee-break e retorno aos municípios.
Inscrições: seminarioprojetoecoar@gmail.com. Informações (27) 3081.3131.

Nenhum comentário:

Postar um comentário