segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Perfumes e cosméticos agora com poder terapêutico

Um número cada vez maior de pessoas busca alternativas para equilibrar corpo e mente reduzindo a tensão diária. Entre as possibilidades, está recorrer aos perfumes ou dermocosméticos que, além da estética, oferecem propriedades terapeuticas como alívio do estresse, condução do bom-humor, relaxamento e até desperta a sensualidade.

A especialista em aromaterapia Jeanne Rose, autora de ‘O livro da aromaterapia’ explica que jasmim, patchuli e ilangue-ilangue, por exemplo, estão entre os óleos essenciais mais afrodisíacos da indústria de perfumes. “O jasmim é um estimulante sexual, antidepressivo e que alivia dores do sistema genital feminino. O perfume exótico do ilangue-ilangue estimula os sentidos e relaxa a musculatura", diz.

Outra descoberta do mercado um perfume feito à base da flor de osmanthus. Originária da China, o vegetal é conhecido por sua capacidade de controlar estresse e conduzir ao bom humor. A marca britânica Roger & Gallet já começou a produzir colônias, sabonetes e hidratantes com essa matéria-prima e batizou a linha de Fleur d’Osmanthus, comercializada pela Saúde Farma, da Praia do Canto.

Já o combate ao estresse feminino encontra no extrato de Bacopa Monniera um aliado. A erva é originária da Índia e Paquistão e famosa por sua ação anti-estresse. A Mahogany desenvolveu um hidrante com o vegetal que tem ação relaxante e suavizante. O produto pode ser encontrado na franquia do Shopping Vitória.

Tudo isso acontece porque o olfato está ligado ao sistema límbico do cérebro, que regula as emoções, a sexualidade, o medo e o conforto, conforme explica o dermoconsultor da Saúde Farma, Felipe Vieira. “Cheiros terapeuticos despertam essa aparte do cérebro alterando o estado de espírito e elevando o humor. Alguns como o de eucalipto, por exemplo, limpam até as vias respiratórias”, afirma.

Saiba mais
Como usar perfumes?

É fundamental não exagerar. O perfume para o dia deve ser estimulante como o alecrim, contra o cansaço; e cítrico. Perfume doce para o trabalho é cansativo e não ajuda a concentrar. Para a noite, deve-se escolher um perfume relaxante e afrodisíaco. Doce e floral para as mulheres; mais seco como o cedro e o sândalo para homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário