sexta-feira, 11 de março de 2016

62ª Volta da Taputera promete movimentar a baía de Vitória



A Volta da Taputera chega a sua 62ª edição neste final de semana, dias 12 e 13,  com promessa de movimentar o mar da baía de Vitória. A expectativa é que 70 embarcações participem da regata, que é uma tradição do Iate Clube no Espírito Santo, com pelo menos 110 tripulantes. 
Velejadores se dividem em dois dias de prova de acordo com as embarcações para disputarem o primeiro lugar. Amanhã, 12, é dia de prova para os profissionais da classe Oceano, e no domingo, 13, é a vez dos Monotipos e do Windsurf competirem. 
Para a categoria Oceano, a largada será na Praia de Camburi, próximo à Ilha Socó, com chegada no canal do Iate Clube. Já para os Monotipos o percurso será o tradicional da regata com largada no píer do ICES, contorno na pedra da Taputera por bombordo e retorno ao clube.
O trajeto é de aproximadamente 16 km nas águas do mar da capital. A regata é realizada pelo ICES desde a década de 40, época de sua fundação e da descoberta da pedra submersa, que dá nome à regata. A Taputera, localizada no canal de Vitória a aproximadamente um metro e meio da superfície, foi encontrada na época da construção do Porto. Seu nome vem do Tupiniquim (Itaputera) e significa pedra submersa. 
De acordo com o diretor de Vela, Manoel Porto, esta é uma grande oportunidade para os admiradores do esporte e para os moradores de Vitória acompanharem a mais tradicional regata do Estado. A Volta da Taputera permite que os capixabas acompanhem a disputa bem de perto, tanto em Jardim Camburi como no centro de Vitória, ao longo da avenida Beira Mar afinal, boa parte do percurso é feito nesta área, explicou.

Programação:
62ª edição da regata Volta da Taputera
Sábado 12/03
Classe Oceano
11:00h Largada em Jardim de Camburi, próximo a Ilha do Socó

Domingo 13/03
Classe Monotipo       

11:00h Largada no píer do Iate Clube, na Praia do Canto        

Nenhum comentário:

Postar um comentário