quarta-feira, 24 de setembro de 2014

No mês do Surdo, Garoto é destaque na inclusão de deficientes auditivos

Nos dias 26 e 30 de setembro, comemoram-se o Dia Nacional e o Dia Internacional do Surdo, respectivamente. No Brasil, a data marca a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857.

Cada vez mais as empresas capixabas descobrem as vantagens da inclusão, especialmente em relação às pessoas que utilizam Língua de Sinais para se comunicar, conhecidas como pessoas Surdas ou com deficiência auditiva, e investem na contratação desses profissionais. Pioneira nessa inserção, a Chocolates Garoto tem mais de 110 deles, sendo a maior empregadora de pessoas surdas do Estado.

E na empresa, essa inclusão é realmente levada muito a sério. Desde 2000, a companhia tem inserido em seu plano de gestão os cursos de Libras (Língua Brasileira de sinais) para seus colaboradores e parceiros internos. A Garoto foi, inclusive, a primeira do Estado a instalar o terminal telefônico para surdos (TTS), substituído em 2012 por um equipamento ainda mais avançado: o VPAD, vídeo fone utilizado para fazer ligações, disponível na portaria da empresa para todos os profissionais surdos. Essa inovação fez da companhia a primeira no país a instalar um sistema de comunicação em vídeo para seus colaboradores surdos. Também foi pioneira na inclusão, no seu quadro de profissionais, da função de Tradutor e Intérprete de Libras no ano de 2008.

Para garantir uma maior integração entre esses colaboradores e os demais colegas de trabalho, a Garoto investe continuamente em cursos de Libras para ouvintes e não ouvintes. A empresa também inovou com a criação do Curso de Matemática e Português como segunda língua para surdos colaboradores e da comunidade que concluíram o ensino médio, numa parceria com a Faculdade Estácio de Sá e a Caesarlibras Cursos Técnicos. “A criação deste curso surgiu da necessidade de atender à comunidade surda, levando-a a se apropriar da língua portuguesa, como segunda Língua dentro da modalidade escrita; e busca qualificar os participantes para o ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho. Aos que já estão empregados, o objetivo é proporcionar mais autonomia no uso do português e dos conteúdos matemáticos”, explica Fernanda Nogueira, tradutora e intérprete de Libras e uma das responsáveis pelo programa de inclusão da Garoto.

Compartilhando respeito à diversidade
Todas essas ações estão ligadas ao projeto Criação de Valor Compartilhado (CSV), conceito na responsabilidade social corporativa desenvolvido na Nestlé e implantado na Garoto, cuja proposta é mostrar que cada atividade corporativa tem potencial para produzir benefícios sociais.

Saiba mais

·   A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a forma de comunicação mais utilizada pelos surdos do país e reconhecida pela Lei. O entendimento é promovido por meio de sinais que surgem a partir da configuração das mãos, expressões corporais, movimentos e pontos de articulação que imprimem sentido e sentimento às mensagens. Por meio dela, os surdos conseguem estabelecer plena comunicação com pessoas na mesma condição e com ouvintes que dominem a linguagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário