quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dias nublados? Não esqueça o protetor solar



É a exposição inadequada ao sol o fator responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil: o de pele. Os dados são da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Por isso, médicos alertam para o uso correto da proteção mesmo em dias nublados, quando há ausência da luz direta do sol, pois o risco permanece.

“As radiações ultravioleta (UV), luz visível e infravermelho são responsáveis por danos agudos, como queimaduras solares, imunossupressão e desordens de foto sensibilidade e crônicos a nossa pele. Com a foto proteção, podemos amenizar o problema”, esclarece a dermatologista Patrícia Ribeiro Gaspar, do Hospital Meridional.

Ela recomenda que, além de escolher o fator de proteção adequado, é preciso aplicar e reaplicar o produto várias vezes ao dia. Também é importante uso de roupas especiais, confeccionadas com tecidos especiais, capazes de filtrar os raios. A trama é formada por fios a base de dióxido de titânio, que ajuda a conter a radiação solar.

“Quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o fator de proteção. O tipo de filtro deverá ser indicado pelo dermatologista. Os piores efeitos da radiação resultam do acúmulo dos raios. Mesmo que a pessoa não fique com a pele vermelha após determinado tempo de exposição solar, isto não significa que a pele não tenha sofrido o efeito nocivo do sol.”, adverte Patrícia Gaspar.


Fonte: Mile4Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário