sexta-feira, 17 de abril de 2015

Dia Mundial de Combate ao Câncer


Os três principais pilares do tratamento oncológico, composto pela cirurgia, quimioterapia e radioterapia, apresentaram progressos surpreendentes nos últimos anos

No dia 08 de abril é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, doença que, de acordo com o cirurgião oncológico do Hospital Meridional, Gabriel Chaar, no Brasil, representa a segunda causa de morte na população, ficando atrás apenas das doenças do sistema circulatório, como infarto cardíaco e derrame cerebral.
        Gabriel afirma que o aumento da incidência dessa enfermidade nos últimos anos estimulou avanços no tratamento da doença, desmistificando crenças antigas que sentenciavam o paciente com diagnóstico de câncer. “Hoje dispomos de inúmeros recursos para diagnóstico precoce dos principais tipos de câncer e avançamos muito nas opções de tratamento para todas as fases de evolução da doença. É claro que ainda enfrentamos muitos desafios, mas o conceito ultrapassado de que qualquer tumor avançado, ou “enraizado”, é impassível de tratamento eficaz caiu por terra”, ressaltou.
            Os três principais pilares do tratamento oncológico, composto pela cirurgia, quimioterapia e radioterapia, apresentaram progressos surpreendentes nos últimos anos. É chamada cirurgia todas as etapas da evolução do câncer, sejam elas curativas ou paliativas, com a intenção de amenizar os sintomas provocados pela doença.
            O Centro Integrado de Oncologia Meridional (CIOM) é referência estadual nos cuidados integrais ao paciente com todos os tipos de câncer. O setor trabalha com uma equipe multidisciplinar e cada paciente recebe cuidado médico e assistencial individualizado. A equipe do CIOM é constituída por oncologistas de diversas sub-especialidades, dentre os quais: oncologistas clínicos, oncohematologistas e cirurgiões, todos com formação nos maiores Centros de Referência de Tratamento do Câncer do país.

Você Sabia?

A palavra câncer tem sua origem do Latim, "carangueijo", era assim chamado porque projetava "braços" que acometiam outros órgãos. Tecnicamente chamado de neoplasia maligna, é um problema de saúde pública em todo o mundo, motivo pelo qual foi criado o dia mundial de combate ao câncer, comemorado anualmente no dia 08 de abril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário