sexta-feira, 24 de abril de 2015

1 ª Etapa do Campeonato Estadual de Vela agita a Praia de Camburi


As águas da Praia de Camburi vão ficar agitadas amanhã, dia 25, quando começa a temporada 2015 do Campeonato Estadual de Vela.
A regata, promovida pelo Iate Clube do Espírito Santo (ICES) e pela Federação Capixaba de Iatismo (FECAI), tem largada prevista para às 11 horas, na Praia de Camburi. Os velejadores vão encarar um percurso de aproximadamente duas milhas náuticas, cerca de 3.600 metros, com previsão de retorno ao ICES por volta das 16 horas. Os veleiros disputarão um total de sete regatas, divididas em quatro etapas: 1ª Etapa – 25 de abril, 2ª Etapa – 20 de junho, 3ª Etapa – 08 de agosto e 4ª Etapa – 19 de setembro.
Nesta 1ª etapa, os velejadores da classe Oceano é que levarão suas embarcações para o mar. Estima-se que cerca de 15 veleiros participem do evento.
Segundo o diretor de Vela, Manoel Porto, o Campeonato Estadual é um dos eventos mais esperados do ano, considerado um dos mais difíceis do calendário de vela. “A competição é muito disputada, com os melhores lutando até a última regata pela obtenção do título. Diversas embarcações das categorias RGS I, RGS II, Bico de Proa e Brasília 32 participarão, dividindo a mesma raia e um só objetivo: vencer!”, afirmou.
As inscrições já estão abertas e são válidas para todas as etapas. Elas podem ser realizadas no Iate Clube do Espírito Santo, no horário normal de expediente na secretaria de Vela. Velejadores de todo o país podem participar.
Amanhã acontece também a disputa exclusiva para a categoria Optimist (Estreante e Veterano) dentro do Campeonato de Outono de Vela do ICES. A previsão da largada é às 10 horas, da Praia de Camburi, com retorno e premiação por volta das 12 horas. As inscrições podem ser feitas no Iate Clube do Espírito Santo, na secretaria de Vela, até o dia da prova, às 9h30.
O Campeonato, que marca a chegada da estação, teve sua primeira etapa nos últimos dias 11 e 12, quando foram disputadas três regatas por classe (Monotipos, Windsurf e Snipe) em percurso olímpico ou barla sota, na Praia de Camburi. A prova foi marcada pela incidência de ventos variados e competição acirrada entre os velejadores.

1ª Etapa Campeonato Estadual de Vela – Classe Oceano:
Data: Sábado, 25 de abril
Local: Praia de Camburi
Tiro de 1
hora: 10 horas
Largada: 11 horas

Campeonato de Outono de Vela - Classe Optimist
Data: sábado, 25 de abril
Largada 10 horas

Local: Píer do Iate Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário