sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Os acidentes domésticos mais comuns causados pelo álcool



Além de colisões no trânsito, o álcool também é responsável pelo aumento nos atendimentos prestados pelos Prontos-Socorros nesta época do ano. Um levantamento interno feito no Hospital Meridional, em Cariacica, identificou que esses pacientes são vítimas de algum tipo de acidente doméstico.

De acordo com especialistas, o consumo da bebida pode levar à redução da coordenação motora, diminuir a concentração, piorar os reflexos e provocar perda do equilíbrio. Em doses exageradas, proporciona ao corpo sensação de anestesia, lapsos de memória e sonolência.

Com a dificuldade em dominar o corpo e as emoções, quem ingere o álcool acaba por se envolver em brigas que ocasionam cortes com vidro e/ ou faca. Esse tipo de acidente doméstico é apontado, pelo levantamento do Meridional, como o primeiro motivo pela busca de atendimento no Pronto-Socorro.

Em segundo lugar, a perda de equilíbrio provocada pela bebida faz com que aconteçam muitas quedas dentro de casa e, ao contrário do que se pensa, os idosos não são as principais vítimas nesse aspecto. São, sim, os jovens. Em geral, tratam-se de escorregões na hora do banho quando ainda se está sob o efeito do álcool e desequilíbrio bruscos numa simples caminhada dentro de casa.

Do lado de fora, o afogamento é apontado como a terceira consequência mais grave em decorrência do consumo do álcool, segundo os dados do Hospital Meridional. É comum ingerir bebida alcoólica e entrar no mar, lagos ou piscinas. Sem percepção e com reflexos prejudicados, as pessoas perdem a noção de limite e facilitam o afogamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário