quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nova ferramenta digital para educação no Brasil

O EduBrazuca, projeto que nasceu no Espirito Santo, tem o objetivo de democratizar a educação, facilitando o acesso às informações sobre os cursos oferecidos pelas instituições em todo o Brasil.



Não é de hoje que milhões de pessoas no mundo usam as mídias digitais para se comunicar e também para estabelecer relações interpessoais. Twitter, Orkut e Facebook surgiram para estreitar laços, diminuir a distância geográfica e deixar o mundo mais conectado. Mas que tal começar a usar essas ferramentas para aprimorar ou adquirir conhecimentos? Esta é a proposta do EduBrazuca, um site para quem busca mais conhecimentos que será lançando em setembro.

Todo o conceito da nova plataforma foi desenvolvido pela empresa capixaba SIATE (Sistema Internacional Aberto de Tecnologia Educacional). “A principal meta do sítio é funcionar como um canal de busca especializada para cursos e conteúdos de todas as modalidades e níveis, formação de rede social para contatos educacionais e compartilhamento de conhecimento”, esclarece o presidente do SIATE, Nildo Ferreira.

O nome EduBrazuca foi definido com o objetivo de associá-lo a educação do Brasil, alinhado com a meta de torná-lo a maior referência para busca de informações sobre cursos e instituições, além da disponibilização de ferramentas educacionais baseadas na internet.

O projeto foi criado para suprir algumas carências de mercado, identificadas por seus idealizadores, por intermédio de uma ampla experiência no mercado de internet e e-learning. Ferreira ainda destaca que qualquer pessoa que busque qualificação profissional poderá usufruir dos benefícios oferecidos pela mídia social. “Nele, as pessoas poderão encontrar tudo o que precisam saber sobre o curso que pretendem cursar”, acrescenta o presidente.

Além de realizar buscas rápidas ou detalhadas sobre mais de 100 mil cursos em todos os níveis e áreas, no EduBrazuca também será possível comparar as instituições por notas atualizadas do Ministério da Educação (MEC) e dos usuários do site e descobrir o que andam dizendo sobre elas nas redes sociais. O portal tem ainda como objetivo ser uma grande comunidade de compartilhamento de conhecimento e conteúdo. E por isso, já no seu lançamento, será possível inscrever-se em diversos cursos online gratuitos que estarão disponíveis para os internautas.

Diferenciais
O site EduBrazuca será a primeira rede social genuinamente brasileira, cujo foco são as relações educacionais. Será o único a dispor de uma base de dados sem precedentes, com informações atualizadas sobre as instituições e seus cursos, além de oferecer a possibilidade de achar e estabelecer contatos com outros usuários que apresentem interesse em comum; criar comunidades para compartilhamento de conteúdos e conhecimentos.

Com o intuito de democratizar, ainda mais, o acesso à educação, o site também adotará a bandeira dos conteúdos abertos. Muito utilizado em todo o mundo, nos “Recursos Educacionais Abertos” (REA), tudo é compartilhado livremente e pode ser modificado de acordo com as necessidades dos docentes ou alunos.

Lançamento
A apresentação oficial do EduBrazuca à sociedade acontecerá no dia 20 de setembro, a partir das 19h30 no Naoum Plaza Hotel. Além do Gustavo Kuerten (Guga), ex-jogador de tênis e garoto-propaganda do site, o coquetel de lançamento contará com a presença do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Deputados federais, secretários de Estado, senadores, diretores de associações e demais personalidades envolvidas com a Educação também serão convidados. O novo site estará disponível no endereço www.edubrazuca.com.br

Sobre o SIATE
O Sistema Internacional Aberto de Tecnologia Educacional é uma empresa especializada em desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias na área educacional. Seu trabalho consiste em desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras para os desafios apresentados no cenário educacional, principalmente aplicando conceitos e tecnologia cloud computing. A larga experiência acadêmica, o know how tecnológico e a trajetória de sucesso do SIATE, habilitam a empresa como uma das melhores no segmento de desenvolvimento de software educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário