quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Traumas da boca, maxilar e face serão discutidos em evento internacional realizado em Vitória


A edição deste ano do maior evento sulamericano sobre traumas de face, o Cobrac, será realizada, pela primeira vez em mais de duas décadas, na capital capixaba. O XXI Congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CBCTBMF) acontece de 6 a 10 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória, e discutirá causas, consequências, tratamentos e prevenção dos traumas de face para um público estimado em 2500 pessoas, vindas de todo o país e do exterior.

Voltado para especialistas, professores (mestres e doutores), pesquisadores, acadêmicos e pós-graduandos em Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) e áreas afins, o evento terá como objetivos promover a atualização científica dos participantes e estimular o ensino e a pesquisa no âmbito da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Serão promovidos debates que gerem dados norteadores para a prevenção e a promoção da saúde bucal, além de discussões sobre as novas modalidades terapêuticas e os destinos de recursos tecnológicos, financeiros ou humanos. O congresso também abordará os avanços da especialidade e de que forma eles se traduzem em benefícios para a sociedade.


Volta a Vitória

A última edição do Cobrac realizada em Vitória foi no ano de 1989. Segundo o presidente desta XXI edição do congresso, Dr. Carlos Alberto Timóteo, a cidade foi escolhida para sediar o evento deste ano como forma de aumentar o investimento na especialidade da cirurgia bucomaxilofacial, que é baixo tanto na rede pública quanto na privada capixaba. “Enquanto outros Estados se preparam para oferecer gratuitamente procedimentos como a cirurgia de fissura labiopalatina, por exemplo, o Espírito Santo pouco avançou, mesmo tendo hoje cerca de dois mil casos e registrando o nascimento de até oito capixabas, a cada mês, com o problema”, afirma Dr. Timóteo. De acordo com o especialista, a expectativa da organização é fazer com que o congresso sirva de start para traçar alianças entre a saúde pública e privada. “Se isso acontecer, o Estado pode entrar para o seleto roll de regiões aptas em tecnologia e mão de obra para tratar todos os tipos de traumas da boca, maxilar e face”, comenta.

O Cobrac contará com 15 convidados vindos da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, além de 72 palestrantes especialistas de todas as regiões do Brasil e de outros países da América do Sul. Entre os convidados está o cirurgião e pesquisador norte americano na área de trauma maxilofacial Edward Ellis III, autor de vários livros e que recebeu da Associação Americana de Cirurgiões Bucomaxilofacial e Oral (AAOMS) um prêmio de reconhecimento por seus esforços ao pesquisar melhorias para os procedimentos de sua área, entre eles, o trauma maxilofacial e a estabilidade da correção cirúrgica das deformidades dos dentes e face.

A programação do congresso inclui simpósios, cursos pagos e gratuitos, workshops e palestras. Além disso, a apresentação de painéis contará com uma tecnologia bastante inovadora: o banner eletrônico. Através dele, os expositores poderão apresentar os painéis sem necessidade de colocar os dados das suas pesquisas em papel ou outros materiais que, ao serem descartados, levariam muito tempo para se decompor, degradando o meio ambiente. Os trabalhos apresentados serão publicados numa revista on line, visando a socialização das informações.

As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 2 de setembro, no site www.cobrac2011.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário