segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Inscrições abertas para a masterclass com a soprano Janette Dornellas

Estão abertas, até o dia 25 de agosto, as inscrições para a masterclass com Janette Dornellas, soprano convidada do elenco da ópera “Pagliacci”, contemplada pelo edital 002/2011 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O curso será realizado em setembro, e é uma contrapartida do edital com o objetivo de permitir aos profissionais capixabas uma troca de experiências.

A ópera, produzida pela Associação Coro de Câmara de Vitória, instituição premiada pelo edital, já está em produção, será apresentada no fim do ano, gratuitamente, em Vitória.

A masterclass oferecerá 39 vagas. Nove são efetivas, em que a professora auxiliará particularmente cada aluno, além de ensinar a parte técnica. As outras 30 vagas são destinadas a ouvintes. A seleção dos inscritos será feita pelos realizadores da ópera, que vão dar preferência para alunos e profissionais de canto erudito.

O curso é gratuito e será realizado durante três dias: na sexta-feira (09 de setembro), das 09 às 12 horas e das 14 às 18 horas; no sábado (10 de setembro), das 09 às 13 horas; e na segunda-feira (12 de setembro), das 09 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A aula será ministrada no antigo Instituto João XXIII.

A aula abordará a ligação do corpo e a mente com o canto, por meio de exercícios de técnica, de relaxamento e autoconhecimento. O enfoque é mais lúdico, tornando o processo de estudo do canto erudito menos difícil, longo e sofrido.

Janette Dornellas



Formada em Canto pela Universidade de Brasília, na música popular começou sua carreira ao lado de Cássia Eller, no show Dose Dupla, realizado na Sala Martins Penna, em 1985. A soprano atua também em peças teatrais, musicais, concertos com orquestra, e em recitais divulgando a canção erudita brasileira.

Em 1998 ficou em terceiro lugar no VI Concurso Internacional de Canto Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, sendo a única brasileira entre as três primeiras colocações. Em 1999, participou do Ellen Faull Gordon Vocal Competition em Portland, Oregon (EUA), ficando entre as 10 finalistas, sendo a única estrangeira entre os 51 concorrentes.

Em 2003 foi convidada pela presidência da Fundação Nacional das Artes (Funarte) para ser a curadora de uma exposição sobre a cantora Cássia Eller, com quem começou sua carreira musical.

Atualmente, atua como professora substituta da Universidade de Brasília, professora temporária da Escola de Música de Brasília, e tutora à distância do curso de Licenciatura em Música da Universidade Aberta do Brasil (Uab), que faz parte da Universidade de Brasília (UnB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário