segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Trauma entrará em pauta em Vitória

O Espírito Santo sedia pela primeira vez o XIII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma, que vai acontecer de 17 a 20 de agosto no Centro de Convenções de Vitória. O Estado foi escolhido para sediar o evento devido o alto índice de mortes no trânsito e também devido os traumas decorrestes dos acidentes. São fraturas, escoriações e feridas que deixam marcas para o resto da vida.

O trauma é atualmente a 3ª causa morte no mundo, só perdendo para as doenças cardiovasculares e o câncer. No Brasil a situação é mais grave: o trauma fica em 2º lugar nas causas mortes, superando até o câncer, com 130 mil mortes por ano. O Espírito Santo possui a maior taxa de mortalidade por causas externas entre todos os Estados do Brasil causados por ferimentos feitos com armas de fogo, acidentes com pedestres, acidentes automobilísticos, com motocicletas e por armas brancas. Além disso, 40% dos envolvidos nos acidentes têm entre 15 e 30 anos e 60% entre 15 e 40 anos.

Inscritos

O número de inscritos para participar do evento está superando a expectativa da organização. Até o momento, aproximadamente 900 pessoas já confirmaram participação no congresso e os estados que se destacam são: Espírito Santo (ocupando o 1º lugar no número de inscritos), seguido por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.

Público Alvo


Comunidade médica em geral (secretários de saúde, médicos emergencistas, cirurgiões-gerais e do trauma, traumatologistas, intensivistas, radiologistas, neurocirurgiões, cirurgiões vasculares, cirurgiões plásticos, cirurgiões do aparelho digestivo), médicos residentes, enfermeiros, fisioterapeutas e acadêmicos das áreas citadas, socorristas não médicos ligados à área de emergências médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário