terça-feira, 29 de março de 2011

Ofes abre a temporada da série “Quarta Clássica”

Nesta quarta-feira (30), a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), sob a regência do maestro titular Helder Trefzger, fará a segunda apresentação da temporada 2011, agora com a série “Quarta Clássica”. O concerto será realizado às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

O concerto, intitulado “Do Barroco ao Clássico”, mostrará obras de quatro diferentes compositores. Inicialmente, de Haydn (1732-1809), considerado o “pai” da sinfonia e do quarteto de cordas, será apresentada a abertura “L’isola disabitata” (A ilha deserta), escrita em 1779. Já de Vivaldi (1678-1741), o famoso “padre ruivo”, autor da célebre obra “As quatro estações”, será mostrado o “Concerto para violão em Dó maior”.

A seguir, será interpretado o “Concerto para violão em Ré menor”, de Fasch (1688-1758), um violinista e compositor alemão (contemporâneo de Bach), autor de diversas obras que fazem uma importante conexão entre os períodos barroco e clássico. A noite será fechada com uma obra-prima de Mozart (1756-1791), a sua última sinfonia, de número 41, conhecida, por sua grandiosidade, pelo apelido de “Júpiter”.



Participação especial


O concerto contará ainda com a participação do solista convidado, o violonista Fábio Zanon, considerado uma das figuras dominantes no cenário internacional de violão clássico, como solista ou camerista. Ele tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Oriente Médio, e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall, em Londres; Carnegie Recital Hall, em Nova York; Sala Verdi, em Milão; Musikhalle, em Hamburgo; Ateneo, em Madri; KKR, em Lucerna; e todos os maiores teatros do Brasil.

Fábio venceu, por unanimidade, dois dos maiores concursos internacionais: o 30° Concurso "Francisco Tarrega", na Espanha; e o 14° Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA), nos Estados Unidos. A essas vitórias seguiu-se uma turnê de 56 concertos nos Estados Unidos e Canadá, e o lançamento de seus primeiros CDs.

Sua gravação da obra completa de Villa-Lobos, pelo selo americano Music Masters, é considerada uma referência, e o CD Guitar Recital / Naxos foi escolhido pela revista Gramophone como o melhor de 1998. Desde 2008, é professor visitante da Royal Academy of Music de Londres.

Serviço:



Série “Quarta Clássica” – Temporada 2011

Data: quarta-feira (30)

Horário: 20 horas

Local: Theatro Carlos Gomes

Endereço: Praça Costa Pereira, Centro – Vitória

Regência: Maestro Helder Trefzger

Obras de: Haydn, Vivaldi, Fasch e Mozart

Informações: (27) 3132-8396

Entrada franca – os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário