quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Intercâmbio entre grandes e pequenas empresas promove a inovação no Estado



A inovação se tornou palavra-chave no país quando se fala na busca pela excelência nos negócios, seja nas empresas que estão surgindo agora ou, até mesmo, nas principais e mais consolidadas companhias que atuam no Brasil. O termo é pauta nos mais diversos nichos econômicos e, nos últimos anos, ganhou força a partir do intercâmbio entre grandes e pequenas empresas, buscando promover a inovação em seus processos.

Entre os exemplos mais bem-sucedidos desse intercâmbio no Estado está a parceria entre a Etaure, empresa de base tecnológica sediada na TecVitória, principal incubadora do Espírito Santo, e a ArcelorMittal Tubarão, uma das maiores produtoras de aço do mundo. Os engenheiros da startup foram os responsáveis por migrar e modernizar todo o sistema de automação dos três altos-fornos que operam na empresa, concluído no final de 2015.

De acordo com Saulo Bittencourt, Sócio-Proprietário da Etaure, o projeto implantou uma tecnologia de automação diferenciada, possibilitando maior excelência no processo, que é um dos mais importantes para a produção do aço. “A tecnologia tem possibilitado que as empresas criem maior autonomia para seus processos-chaves e a modernização de tecnologias, às vezes defasada, se tornaram muito importantes para a gestão das ‘grandes’”, acrescenta Saulo.

Para o Superintendente da TecVitória, Vinícius Chagas Barbosa, esse tipo de intercâmbio reforça o papel das empresas inovadoras de base tecnológica para o cenário empresarial do país. “As empresas aqui sediadas exercem um importante protagonismo na inovação do Brasil e as grandes companhias percebem isso. São diversos os exemplos de projetos de inovação desenvolvidos por incubadas e startups que são comprados pelas grandes do país e do mundo”, completa Vinícius.

Outro exemplo bem-sucedido vem do setor petroleiro do Estado, tendo como protagonista a TecVix, incubada da TecVitória, e a Petrobras. O projeto dos tubos injetores de vapor da empresa capixaba teve como objetivo resolver um dos principais problemas na extração de petróleo no Norte do Estado, que é a viscosidade do produto encontrado na camada on-shore.


A empresa desenvolveu o projeto de aprimoramento de um tubo que injeta vapor no equipamento responsável pela extração do petróleo, diminuindo a densidade e tornando o produto mais fácil de ser extraído. A inovação também gera otimização e redução nos custos de retirada do produto do solo. O equipamento já está em operação e figurou entre os três primeiros lugares do Prêmio Nacional de Inovação – Categoria Inovação Tecnológica, que apresentou seus vencedores em 2015, em São Paulo. O projeto foi o único representante capixaba a chegar na final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário