terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Centro Médico do Shopping Vitória recebe exposição de obras de artes

Já conferiu a exposição que está em cartaz no Centro Médico e Odontológico do Shopping Vitória? Por lá estão expostas obras de renomados artistas internacionais. A mostra “Almas Ingênuas” tem a curadoria da capixaba Ângela Gomes e reúne 60 obras de 34 artistas de países como Israel, Brasil, Colômbia, Argentina, Portugal e Finlândia. A visitação é gratuita.

Entre os trabalhos estão do israelense Orna Geva, que permite viajar em um espaço de arte sem fronteiras. A representante da Finlândia é Kia-Maria Aho, que, após expor suas obras na Europa, as apresenta pela primeira vez no Brasil.

A mostra também contempla obras de artistas nacionais de Estados como Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pernambuco. Já o Espírito Santo tem como representantes os pintores Celso Andrei Fregona, de Linhares, Juju Menegatti, Ademir Torres e Ângela Gomes, que vai expor cinco obras. “

A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas e aos sábados, das 7 às 13 horas.

O que é Arte Naïf?
O termo Arte Naïf foi utilizado pela primeira vez no final do século XIX, para identificar a obra de Henri Rousseau, pintor autodidata admirado pela vanguarda artística dessa época, que incluía gênios como Picasso, Matisse e Paul Gauguin, entre outros. Com esta gênese, a Arte Naïf começou a afirmar-se como uma corrente que aborda os contextos artísticos de modo espontâneo e com plena liberdade estética e de expressão e os seus seguidores definem-na hoje como “a arte livre de convenções”.

A Arte Naïf é concebida e produzida por artistas sem preparação acadêmica específica e sem a “obrigação” de terem de utilizar técnicas elaboradas e abordagens temáticas e cromáticas convencionais nos trabalhos que executam. O estilo não se enquadra também na designação de arte popular, diferindo dela na medida em que se trata de um trabalho de criação individual que apresenta peças artísticas únicas e originais.

Caracteriza-se em termos gerais por uma aparente simplicidade e pela liberdade que o autor tem para relacionar ou desagregar, a seu belo prazer, determinados elementos considerados formais; a inexistência de perspectiva, a desregulação da composição, a irrealidade dos fatos ou a aplicação de paletas de cores chocantes. A arte Naïf exprime ainda, de um modo geral, alegria, felicidade, espontaneidade e imaginários complexos.

Serviço
Coletiva Internacional de Arte Naif “Almas Ingênuas”
Onde: no Centro Médico do Shopping Vitória
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 h e aos sábados, das 7 às 13 h

Entrada: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário