sexta-feira, 29 de julho de 2016

Cobra D’agua investe no pequeno varejo e redes multimarcas




Objetivo é chegar a 3.350 cidades e volume de negócios no varejo de R$ 180 milhões anual até 2018

Expandir suas operações no pequeno e médio varejo multimarca, chegando a 3.350 municípios do País até 2018. Essa é a principal estratégia de crescimento da Cobra D’agua, empresa capixaba que completa 28 anos de mercado em 2016. Atualmente, as roupas e os acessórios da marca são voltados para o público masculino de kids, teens e adulto. Os produtos estão disponíveis em mais de 12 mil pontos de venda em 2.200 cidades. No ano passado, o grupo movimentou cerca de R$ 140 milhões em volume de negócios no varejo.

Fundada em 1988, a Cobra D’agua tem sua trajetória marcada por grandes realizações e conquistas no cenário da moda nacional. A marca de moda masculina atende todos os 27 estados brasileiros. O coração do negócio é o seu sistema de distribuição por regiões e territórios de vendas, o que permitiu à marca chegar aos lojistas mesmo em municípios menores e mais distantes.  Hoje a Cobra D’agua é uma das marcas com maior presença nacional, referência em pequenas e médias cidades e também em algumas capitais e regiões metropolitanas. Mais de 12 milhões de jovens e adultos já usaram seus produtos ao longo dos anos.

Em parceria com lojistas que já comercializam produtos da empresa, a marca possui como modelo de negócio o projeto Cobra D’agua MultiStore. O objetivo é abrir 20 unidades multimarcas sob a bandeira Cobra D’agua, com artigos e marcas diferenciadas até 2018. “Esse formato é mais flexível do que as franquias tradicionais e pode ser feito em lojas já existentes. A ideia é que o lojista fidelize seus atuais clientes e, ao mesmo tempo, conquiste novos públicos”, explica Lucas Izoton, presidente da empresa. Para participar, os parceiros precisam ter o mix composto por 50% de produtos da marca. A Cobra D’agua, por sua vez, atuará como uma consultoria do empreendedor, com orientações técnicas e de gestão sobre melhorias operacionais, de marketing, finanças, mix de produtos, além de treinamento de equipes. O objetivo é aumentar as vendas do lojista, de forma gradativa e com menor custo. 

A Cobra D’agua também investe na capacitação dos pequenos varejistas, que são os principais vendedores de seus produtos. A formação – por meio de livros, vídeos, newsletters e encontros – inclui desde dicas gerais de atendimento até orientações sobre como tornar as vitrines mais atrativas. Para  Izoton, esse apoio é fundamental no momento em que grandes varejistas chegam a novos mercados. “A concorrência é brutal para quem não está preparado. Nosso objetivo é ajudar o lojista para que ele tenha um negócio sustentável, aumentando as vendas, seja de produtos da Cobra D’agua ou mesmo de outras marcas”, enfatiza.

Lucas Izoton, que é engenheiro e atua como voluntário orientando empreendedores no Brasil, já escreveu vários livros que ajudam os lojistas a vencer os desafios do varejo de moda do Brasil. Alguns deles são: Gerenciando e Lucrando Varejo ( destinado a empresários e gerentes de loja ), Seja um Cobra nas Vendas ( voltado a vendedores de lojas ) e O Voo da Cobra ( aborda o tema empreendedorismo e conta a história da marca ). Os livros e dezenas de vídeos sobre gestão do varejo estão a disposição dos interessados, com download grátis, no site www.cobradagua.com.br . Izoton também tem efetuado palestras mensais em eventos empresariais nas diversas cidades do país.


Novos produtos e grandes varejistas

Ir além da bermuda e da camiseta, carros-chefes da empresa, é uma das estratégias para aumentar a rentabilidade tanto para a Cobra D’agua quanto para os clientes lojistas de todo país. Após estudos de mercado, a marca passou a investir em produtos diferenciados como camisas polo, jeans, cintos, carteiras e bonés. Além disso, buscou-se licenciamentos para a marca na linha de acessórios como mochilas, cadernos, agendas, sandálias e sapatênis. A cada ano, a Cobra D’agua lança quase 2.000 novos produtos divididos em cinco coleções.

As grandes lojas multimarcas também são alvo da empresa, que investiu em parcerias para instalar as chamadas 'store in store'. Comum fora do Brasil, o modelo conta com espaços diferenciados dentro dos pontos de venda. Nele, os produtos da Cobra D’agua ficam dispostas em um ambiente exclusivo, para expor a essência e o conceito da marca.  “A instalação de um corner de 9 m², por exemplo, triplica nossas vendas no local”, explica Izoton. Este padrão já  foi adotado em grandes redes e mesmo em lojas multimarcas localizadas em vários estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Norte, Amazonas e São Paulo.

Com diversas frentes de expansão, o modelo de negócios da Cobra D’agua permite um crescimento sustentado mesmo em um momento de desaceleração da economia, enfatiza Izoton. “Nossas vendas hoje são pulverizadas em uma ampla rede. Como as lojas e os produtos são muito diversos, nosso público inclui desde a classe A, B até a classe C+ em algumas cidades. A diversidade, que é a cara do país, faz parte do nosso DNA e é o nosso grande trunfo para continuarmos expandindo."
  
Sac: (27) 3062-0278
Loja virtual: www.lojacobradagua.com.br

Site: www.cobradagua.com.br
Facebook: www.facebook.com/cobradagua
Instagram: @cobradaguaoficial
 

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