A
ArcelorMittal Tubarão fechou o mês de setembro com volume recorde de calcário
transportado via modal ferroviário. Ao todo, 23 toneladas do produto foram
carregadas em vagões de Minas Gerais para o Espírito Santo, deixando, assim, de
ocupar cerca de 900 caminhões nas rodovias entre os dois Estados.
Novo modal para transporte de calcário |
Para
outubro, a expectativa é que esse volume aumente ainda mais por conta do
acréscimo, nos contêineres, de pelo menos duas toneladas de outro produto, a
cal calcítica (gerado a partir do calcário e utilizado no refino do aço), numa
operação inédita na história da empresa. Com a efetivação desse carregamento, o
mês deverá fechar com novo recorde.
A
meta da empresa até o final do ano é carregar, mensalmente, 25 toneladas. Para
isso, estão sendo feitos investimentos da ordem de R$ 600 mil na expansão do
modal, no terminal de descarga de contêineres de Tubarão. Desde abril de 2010,
quando a nova modalidade começou a funcionar, até meados desse ano já deixaram de
circular mais de 15 mil caminhões, numa média de 30 veículos por dia, evitando a
emissão de cerca de 3,6 mil toneladas de CO2.
Saiba mais
Após
serem carregados, os contêineres são transportados por via terrestre, cerca de 21 km , até o terminal para
embarque na ferrovia, onde é realizada a mudança de modal. Nessa etapa, a carga
é transportada em vagões com dois contêineres de até 28 toneladas cada. Desde o
início da operacionalização do sistema, mais de 13 mil contêineres já foram
descarregados na unidade de Tubarão.
Estudos
em andamento avaliam a utilização dos contêineres em seu retorno a Minas
Gerais, já que atualmente são transportados vazios, para o escoamento de outros
produtos fabricados na ArcelorMittal Tubarão – como bobinas a quente - para a
região de Belo Horizonte.
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