Expandir suas
operações no pequeno e médio varejo multimarca,
chegando a 3.350 municípios
do País até 2018. Essa é a principal estratégia de crescimento da Cobra
D’agua, empresa capixaba que completa 28 anos de mercado em
2016. Atualmente, as roupas e os acessórios da marca são voltados para o
público masculino de kids, teens e adulto. Os produtos estão disponíveis em
mais de 12 mil pontos de venda em 2.200 cidades. No ano
passado, o grupo movimentou cerca de
R$ 140 milhões em volume de negócios no varejo.
Fundada em 1988,
a Cobra D’agua tem sua trajetória marcada por grandes realizações e
conquistas no cenário da moda nacional. A marca de moda masculina atende
todos os 27 estados brasileiros. O coração do negócio é o seu sistema
de distribuição por regiões e territórios de vendas, o que permitiu à
marca chegar aos lojistas mesmo em municípios menores e mais distantes.
Hoje a Cobra D’agua é uma das marcas com maior presença
nacional, referência em pequenas e médias cidades e também em algumas
capitais e regiões metropolitanas. Mais de 12 milhões de jovens e
adultos já usaram seus produtos ao longo dos anos.
Em
parceria com lojistas que já comercializam produtos da
empresa, a marca possui como modelo de negócio o projeto Cobra D’agua
MultiStore. O objetivo é abrir 20 unidades multimarcas sob a
bandeira Cobra D’agua, com artigos e marcas diferenciadas até 2018. “Esse
formato é mais flexível do que as franquias tradicionais e pode ser
feito em lojas já existentes. A ideia é que o lojista fidelize seus atuais
clientes e, ao mesmo tempo, conquiste novos públicos”, explica Lucas Izoton,
presidente da empresa. Para participar, os parceiros precisam ter o mix
composto por 50% de produtos da marca. A Cobra D’agua, por
sua vez, atuará como uma consultoria do empreendedor, com orientações técnicas
e de gestão sobre melhorias operacionais, de marketing, finanças, mix de
produtos, além de treinamento de equipes. O objetivo é aumentar as vendas do
lojista, de forma gradativa e com menor custo.
A Cobra D’agua também
investe na capacitação dos pequenos varejistas, que são os principais
vendedores de seus produtos. A formação – por meio de livros, vídeos,
newsletters e encontros – inclui desde dicas gerais de atendimento
até orientações sobre como tornar as vitrines mais atrativas.
Para Izoton, esse apoio é fundamental no momento em que grandes
varejistas chegam a novos mercados. “A concorrência é brutal para quem não está
preparado. Nosso objetivo é ajudar o lojista para que ele tenha um negócio
sustentável, aumentando as vendas, seja de produtos da Cobra D’agua ou mesmo
de outras marcas”, enfatiza.
Lucas Izoton, que é
engenheiro e atua como voluntário orientando empreendedores no Brasil, já
escreveu vários livros que ajudam os lojistas a vencer os desafios do varejo de
moda do Brasil. Alguns deles são: Gerenciando e Lucrando Varejo ( destinado a
empresários e gerentes de loja ), Seja um Cobra nas Vendas ( voltado a
vendedores de lojas ) e O Voo da Cobra ( aborda o tema empreendedorismo e conta
a história da marca ). Os livros e dezenas de vídeos sobre gestão do varejo
estão a disposição dos interessados, com download grátis, no site www.cobradagua.com.br
. Izoton também tem efetuado palestras mensais em eventos empresariais nas
diversas cidades do país.
Novos
produtos e grandes varejistas
Ir além da bermuda e da
camiseta, carros-chefes da empresa, é uma das estratégias para aumentar a
rentabilidade tanto para a Cobra D’agua quanto para os
clientes lojistas de todo país. Após estudos de
mercado, a marca passou a investir em produtos diferenciados
como camisas polo, jeans, cintos, carteiras e bonés. Além
disso, buscou-se licenciamentos para a marca na linha de
acessórios como mochilas, cadernos, agendas, sandálias e
sapatênis. A cada ano, a Cobra D’agua lança quase 2.000 novos produtos
divididos em cinco coleções.
As grandes
lojas multimarcas também são alvo da empresa, que
investiu em parcerias para instalar as chamadas 'store in
store'. Comum fora do Brasil, o modelo conta com
espaços diferenciados dentro dos pontos de venda. Nele, os
produtos da Cobra D’agua ficam dispostas em um ambiente exclusivo, para
expor a essência e o conceito da marca. “A instalação de um corner de 9
m², por exemplo, triplica nossas vendas no local”, explica Izoton. Este
padrão já foi adotado em grandes redes e mesmo em lojas
multimarcas localizadas em vários estados como Minas Gerais, Mato
Grosso, Paraná, Rio Grande do Norte, Amazonas e São Paulo.
Com
diversas frentes de expansão, o modelo de negócios da Cobra D’agua permite
um crescimento sustentado mesmo em um momento de desaceleração da economia,
enfatiza Izoton. “Nossas vendas hoje são pulverizadas em uma ampla
rede. Como as lojas e os produtos são muito diversos, nosso público inclui
desde a classe A, B até
a classe C+ em algumas cidades. A diversidade, que é a cara do
país, faz parte do nosso DNA e é o nosso grande trunfo para
continuarmos expandindo."
Sac:
(27) 3062-0278
Loja
virtual: www.lojacobradagua.com.br
Site: www.cobradagua.com.br
Facebook: www.facebook.com/cobradagua
Instagram: @cobradaguaoficial
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