O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que circula diariamente entre a cidade de Cariacica, no Espírito Santo, e a capital mineira Belo Horizonte, conta agora com uma tecnologia inédita. Trata-se da primeira composição ferroviária que atua no transporte de passageiros a utilizar sistema de frenagem eletrônica. A inovação, que mereceu investimentos de R$ 1,6 milhão por parte da Vale, é similar à utilizada nos mais modernos trens do mundo e gera ganhos de segurança, conforto e economia de tempo para quem viaja.
Quatro locomotivas e 24 carros de passageiros já estão equipados com a nova tecnologia, que tem fabricação americana. A previsão é de que até o final de 2013 toda a frota da EFVM (62 carros) esteja circulando com o novo equipamento. O objetivo da empresa é que o novo sistema seja aplicado também à Estrada de Ferro Carajás (EFC).
Embora as paradas mais suaves sejam o benefício mais perceptível aos passageiros, o grande benefício está relacionado à segurança, já que o novo sistema distribui de maneira uniforme a intensidade da frenagem para todos os carros, o que evita sobrecargas que, com o tempo, podem reduzir a vida útil de componentes, como engates.
Outra vantagem já comprovada durante os quatro meses de teste que antecederam o início da operação foi a redução no tempo da viagem. Antes, era preciso iniciar a frenagem cerca de 400 metros antes da estação. Atualmente, essa distância caiu para 250 metros, o que proporciona redução de 30 minutos por viagem (ida e volta), ganho que pode, por exemplo, otimizar o uso da malha ferroviária no transporte de cargas.
O novo sistema de freios por acionamento eletrônico chegou para substituir o freio pneumático. O antigo sistema, no entanto, foi mantido no trem de passageiros da Vitória a Minas como sobressalente e pode ser acionado sempre que houver necessidade.
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