O grupo OK
Superatacado é parceiro do clube de futebol capixaba Rio Branco Atlético Clube e
junto ao time participa do projeto “Lágrimas do Rio
Doce”, que visa lembrar que o maior desastre ambiental da história do Brasil, ainda não acabou
e pode deixar rastros por muitos anos. O intuito é o de ajudar o Instituto Últimos
Refúgios, ONG idealizadora da ação, que atua na conscientização sobre a tragédia
no rio.
Assim como o rio Doce teve
sua cor modificada, o Rio Branco também deixou suas cores tradicionais de lado
para estampar em seu uniforme oficial uma imagem das águas do rio, mostrando o impacto causado pela tragédia,
que atingiu os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A nova
camisa, ‘cor de lama’, tem em sua textura a
reprodução de uma foto do rio, feita após a tragédia, pelo fotógrafo Leonardo
Merçon.
O
presidente do clube, Maurício Duque, destacou a importância social da ação. “O Rio Branco não é só um clube de futebol. É uma agremiação
que tem responsabilidade social e eu espero que essa proposta dê muito certo”, ressaltou.
A previsão é que a camisa esteja à venda a partir da
próxima semana no OK Hipermercado, localizado na Reta da Penha, em Vitória e
nas lojas da Icone Sports, pelo valor sugerido de R$ 139,00 (sócio-torcedor tem
desconto de 10%). Do valor total de cada camisa vendida, a quantia de R$ 16
será destinada ao projeto "Lágrimas do Rio Doce".
Foi criada também uma campanha com a
#todospeloriodoce. Com a intenção de que todas as pessoas que usarem a camisa
postem a hashtag e compartilhem ajudando na divulgação do projeto.
Projeto
Lágrimas do Rio Doce
Por acreditar no poder transformador e multiplicador da sociedade
e das crianças, o Instituto Últimos Refúgios pretende, com esta iniciativa,
sensibilizar as pessoas em torno da tragédia que continua vitimando famílias e
o meio ambiente.
O principal objetivo do “Lágrimas do Rio Doce” é criar
um acervo digital constituído por fotografias, vídeos e depoimentos que
registrem a realidade local da fauna, da flora e de moradores, e mostre que o
custo do desenvolvimento não sustentável e a valorização
do dinheiro acima das pessoas é alto demais. Todo o material produzido
será transformado em produtos culturais, exposições, artigos,
vídeos e afins, capazes de atingir o maior número possível de pessoas.
O diretor de
relações institucionais da ONG, Ulisses Ribeiro, convoca todos que queiram
ajudar. “Para que nossa
proposta se concretize, precisamos reunir pessoas que pensem como a gente e
promovam as mudanças que querem ver no mundo. Ajude-nos a captar recursos
suficientes para atingirmos o maior número possível de crianças. Elas são o
futuro do nosso país, e se queremos um futuro melhor, atitudes e ações mais
conscientes e sustentáveis precisam ser adotadas já”, alertou.
Até agora o projeto foi financiado pela própria equipe e por
doações de amigos, mas, com a ajuda de outras pessoas pode ir mais longe. “Participe doando e compartilhando a iniciativa em suas redes
sociais, para que mais gente se envolva no movimento de dar voz às vítimas da
tragédia do rio Doce”, convocou Ribeiro.
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